Áreas da Gastronomia: Descubra o que está em alta nesse setor!

Graduação em Gastronomia

Desconto nota do Enem

Existem várias áreas da Gastronomia para se seguir carreira no mercado de trabalho. Portanto, cabe ao profissional analisar qual ramo vale mais a pena investir. Para isso é necessário conhecer quais são os principais setores do ramo que estão em alta.

Quais as áreas da Gastronomia estão em alta?

A Gastronomia, com certeza, é um setor que só tem crescido cada vez mais. Dessa forma, a procura pelo curso é grande e as pessoas estão buscando especializações para se dar bem no ramo. Afinal, quanto mais se sabe do assunto, maiores as chances de carreira.

O maior ponto positivo desta graduação é que ela oferece muitas opções para se aprofundar na carreira, seja por meio de uma pós, curso técnico ou especialização. Assim, as áreas em alta para se atuar também são várias e dão ao aluno um leque de opções.

Diante disso, dentre as várias alternativas para se construir carreira vale a pena conhecer um pouco sobre os setores mais famosos da profissão. Além disso, é essencial ver como está o mercado de trabalho para cada uma dessas áreas.

1 – Confeitaria e panificação

Há quem ligue a Gastronomia somente a restaurantes de culinárias famosas. No entanto, não é bem assim e esta área também abrange outros segmentos como doces, bolos, entre outros. Ou seja, um chef de cozinha também trabalha na confeitaria e panificação.

Caso você goste deste ramo, saiba que ele é uma das áreas em alta e espera-se que ele só cresça cada vez mais no futuro. Isso porque as pessoas estão buscando receitas mais sofisticadas e saudáveis, aumentando assim, a demanda neste quesito.

Entre as funções de um chef confeiteiro, cita-se as seguintes:

  • Preparar receitas tradicionais, mas também inovadoras;
  • Fazer biscoitos, bolos, tortas e pães com vários tipos de farinha e recheios doces e salgados;
  • Criar sobremesas, coberturas e guloseimas;
  • Trabalhar em buffets e em serviços de decorações e doces artesanais.

2 – Desenvolvimento de produtos

Todas as áreas da Gastronomia exigem um chef criativo e inovador. No entanto, em se tratando do setor de desenvolvimento de produtos, ela deve ser ainda maior. Aqui o profissional tem a função de pesquisar e testar novos produtos.

Não se trata, porém, de fazê-lo de qualquer forma, mas, com base em fatores técnicos e comerciais. Logo, leva-se em conta a interação dos produtos com a matriz alimentar, de modo a criar um alimento específico, de acordo com o objetivo que se pretende.

O produto precisa ainda ser feito de acordo com o gosto das pessoas. Ou seja, o público tem que “comprar” a ideia. Então, cabe ao chef conhecer os aspectos da população da região para o qual ele está sendo destinado.

Uma área exigente

Com base nisso, percebe-se que é um ramo que exige muito estudo por parte do aluno, para conhecer bem todos os alimentos. Portanto, além da formação em gastronomia, uma pós nessa área seria de bom grado.

3 – Áreas da gastronomia: Cozinha criativa

Outra área em alta e que se destaca no mercado tem sido a cozinha criativa. Isto porque as pessoas estão buscando pratos originais e ao mesmo tempo inovadores e com sabores distintos.

Tour pela prova do Enem

Neste sentido, a função do chef aqui é dar ao cliente experiências gastronômicas reais, e despertar nele todos os aspectos. Para tal, então, ele deve usar técnicas de preparo das comidas que levem em conta:

  • Sabores;
  • Cores;
  • texturas;
  • Aromas;
  • Apresentação do prato.

Para conseguir espaço nessa área, é preciso se dedicar à pesquisa, porque este novo estilo de cozinhar exige que se conheça muito bem os produtos que se vai usar. Bem como, a forma correta de os cozinhar e como misturá-los com outros ingredientes.

4 – Gestão de estabelecimentos

Dentro das áreas da Gastronomia, o chef também pode atuar longe da cozinha, ao gerir espaços como bares ou restaurantes. Para tanto, ele deverá usar os saberes aprendidos no curso sobre gestão e administração, a fim de manter o pleno funcionamento dos locais.

Este setor, portanto, pode ser uma das áreas mais bem pagas para esta profissão, se feita da melhor maneira possível, é claro. Isso porque o chef pode investir em seu próprio negócio e lucrar muito com isso. Sem contar que um bom gerente consegue um emprego fácil.

5 – Áreas da gastronomia: Consultoria gastronômica

A Consultoria gastronômica também é uma das áreas mais bem pagas do ramo. Trata-se, então, de um serviço de muita responsabilidade, em que o chef irá aconselhar empresas ou pessoas sobre como melhorar seu negócio, em termos de culinária.

Sua função, no entanto, vai além de dar meros conselhos. Mas, ele deve estudar e estar a par da situação da empresa, para, assim, buscar técnicas e recursos corretos para ela. Ou seja, ele vai traçar um plano para que a mesma alcance seus objetivos.

Sua prática, então, poderá trazer mudanças em:

  • Oferta gastronômica do local;
  • Novos cardápios e pratos;
  • Mudanças no preço dos pratos;
  • Novo design no espaço.

6 – Segurança alimentar

A segurança alimentar é outro setor para seguir carreira e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Nela, cabe ao chef garantir que os alimentos estejam seguros para consumo, e cheguem até as pessoas em perfeito estado.

Neste contexto, para tal fim, ele deve usar técnicas e recursos variados. Além disso, também é sua função garantir a segurança durante o transporte, evitando assim, que os alimentos estraguem durante o processo.

Escolha a Unopar para realizar o sonho de cursar uma faculdade

Agora que você já viu as possibilidades de seguir carreira dentro das várias áreas da Gastronomia, é hora de escolher uma unidade de ensino para tornar o sonho real. Então, tenha atenção a sua escolha e procure por uma de confiança.

Presente há anos no mercado, a Unopar já ajudou milhares de jovens a conquistar o sonho de cursar o ensino superior. Inclusive, seu maior diferencial é que ela se importa com a colocação de seus alunos no mercado de trabalho, buscando assim, uma carreira sólida.

Caso você ainda não conheça a instituição, procure pela sua reputação em sites da internet e veja o que os alunos falam dela. Agora, se já não tem nenhuma dúvida sobre a qualidade da mesma, inscreva-se hoje mesmo no vestibular da Unopar clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.