Atribuições do enfermeiro: conheça as principais funções desse profissional!

estágio de enfermagem

Desconto nota do Enem

As atribuições do enfermeiro vão muito além do que você pensa. Tudo o que esse profissional realiza tem foco no bem-estar do paciente acima de tudo. Então, veja no artigo a seguir o que faz um enfermeiro e as diferentes funções profissionais que o mesmo desempenha.

Tudo o que faz um enfermeiro em suas atribuições e cargos

As funções desse profissional se resume a cuidar de pessoas e manter o seu conforto. Dessa forma, os pacientes têm o seu bem-estar sob responsabilidade do enfermeiro no hospital.

Suas atribuições incluem aplicação de injeções e de curativos em várias situações. Logo, ele é crucial para tratar de alguém que está sob cuidados médicos por doença ou ferimento.

Ainda que haja certas diferenças entre os níveis, desde o júnior as suas funções têm essa mesma base. Além disso, faz parte do seu ofício orientar, treinar e supervisionar os técnicos e auxiliares.

Na prática, sua aptidão varia desde atos mais simples como medir a temperatura corporal até servir de assistência para os médicos em uma cirurgia. Por fim, ele pode agir tanto em casos menos graves quanto nos mais complexos.

O que faz um enfermeiro?

As atribuições do enfermeiro em uma visão geral não fogem muito do que já foi discutido. Agora, as áreas em que ele atua se relacionam todas à saúde. Por exemplo, postos de saúde, hospitais e clínicas.

Mas ainda dá para achar outros campos de atuação para essa profissão, como em empresas. Do mesmo modo, há alguns que optam por prestar os seus serviços a domicílio.

Com o nível de experiência para ser pleno, ele pode atuar em tarefas mais complexas. Assim, o domínio das funções como manter os prontuários atualizados já é algo mais comum.

As atribuições do enfermeiro em UTI

Outro nome para essa área é enfermeiro Intensivista por agir na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Logo, é uma função que requer muita capacidade, já que trata de pacientes em estado crítico.

Aliás, esse ponto do seu trabalho não costuma mudar, independente de onde for trabalhar. Ou seja, suas atribuições vão quase sempre se referir a pessoas em estado grave de saúde.

Com isso, este profissional pode atuar em várias funções como os setores de emergências. Porém, outras opções são cargos de gestão e até mesmo pesquisa científica.

O que faz um enfermeiro em Urgência?

As atribuições do enfermeiro na unidade de Urgência e Emergência focam em acolher o paciente. Dessa maneira, ele também deve ouvir as queixas das pessoas e classificar pela necessidade de intervenção de acordo com o Protocolo Manchester:

  • Emergência;
  • Muito urgente;
  • Pouco urgente;
  • Não urgente.

Em níveis mais altos como o sênior, é mais comum ver funções de gestão. Por exemplo, ficar a cargo de coordenar a equipe de enfermagem do local onde atua. Do mesmo modo, é responsável por treiná-la sempre seguindo as novidades da área.

Este cargo tem o dever de agir com a classificação para prestar assistência de imediato. Além disso, esse profissional tem que fazer a transição dos cuidados aos pacientes para outras divisões.

O que faz um enfermeiro nefrologista?

As atribuições do enfermeiro aqui tem uma prática bem mais intensa, o que requer mais do que só a base técnica. Portanto, é natural que esse tipo de área  precise de um bom equilíbrio emocional.

Sua função tem foco no que diz respeito aos problemas renais e como tratá-los. Então, ele ajuda a prevenir e até diagnosticar as doenças que afetam essa área. Por último, cabe a ele avaliar a parte técnica dos procedimentos.

Tour pela prova do Enem

Em geral, hospitais públicos ou privados são exemplos de onde é possível esse enfermeiro atuar. No entanto, é comum vê-lo em ambulatórios, clínicas especializadas e até instituições de ensino.

O que faz um enfermeiro neonatal?

A UTI Neonatal e a UTI Pediátrica são o foco das atribuições do enfermeiro neonatal. Ou seja, qualquer função dessa área está voltada para dar amparo ao recém-nascido na maternidade.

No dia a dia, é dele que partem os cuidados de forma direta para pacientes graves. Seus serviços são úteis em casos mais complexos e que precisam de decisões mais rápidas.

Em cargos como o de sênior, esse profissional deve liderar as tarefas em seu setor. Dessa forma, ele precisa motivar, orientar e ajudar a criar ações técnicas para promover assistência.

As atribuições do enfermeiro obstetra

No mesmo universo de maternidade, uma área que se conecta com a anterior é a do enfermeiro Obstetra. A princípio, é o profissional que dá auxílio para a gestante ao longo da sua gravidez.

Suas funções incluem ajudar a reduzir a ansiedade, além de dar mais coragem e conforto. É comum que esse profissional crie vínculo com a grávida para que se desenvolva maior confiança para o parto.

A amamentação é outro período em que o ‘EO’ pode ajudar com suas habilidades. Por fim, ele atua no pré-natal, na fase do pós-parto e pode até chegar a fazer alguns partos de baixo risco.

O que faz um enfermeiro domiciliar?

Também chamado de enfermeiro Home Care, ele tem como atribuições fazer cuidados paliativos. Dessa maneira, ele ajuda a avaliar o melhor jeito de cuidar de doenças mais graves.

Respeito e empatia são algumas das virtudes que é preciso ter nessa profissão. Afinal, é uma área que vai tratar, na maior parte das vezes, com o intuito de aliviar o sofrimento do paciente.

Em resumo, a contratação é feita pela família para ter ajuda em vários momentos diários. Ou seja, na hora de monitorar e cuidar da pessoa, dar banho e ajudar a dar a medicação nos horários certos.

O que faz um enfermeiro de resgate

As atribuições do enfermeiro de resgate devem ser feitas com muito sangue-frio, em geral. Primeiro, porque é ele quem vai lidar com vítimas de acidente, queimaduras ou armas de fogo.

Suas funções, nesse caso, são de fazer os primeiros socorros nestes pacientes e avaliar eles. Além disso, deve fazer os processos de imobilização, reanimação cardiopulmonar, entre vários outros.

O papel desse profissional é crucial para impedir complicações e agravamento dos casos. Assim, é muito comum ver ele no Corpo de Bombeiros ou no SAMU. Por fim, tudo é sempre feito com cuidado, mas sem abdicar da eficiência até chegar ao hospital.

A Unopar junto com você em sua caminhada!

Neste artigo, você viu algumas atribuições do enfermeiro e suas especialidades, bem como os cargos. Logo, deu para entender como a função está ligada ao nível de experiência, como júnior, pleno ou sênior.

Para chegar nesse ponto, então, você tem que se formar em uma boa faculdade. Acima de tudo, uma que seja tradicional, confiável e que dê o suporte para o aluno realizar o sonho de obter seu diploma.

A Unopar, portanto, é a melhor opção para torná-lo um enfermeiro de sucesso. Afinal, a instituição possui muitos anos de mercado e soluções que podem ajudar todos os estudantes. Dessa forma, saiba como é na prática e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.