Entenda a dinâmica de uma aula EAD, na prática

aula ead

Desconto nota do Enem

O ensino a distância é um formato educacional que conta com a possibilidade de estudo para os alunos por meio do uso da tecnologia. O suporte às dúvidas e a aula EAD são ministradas pela internet.

Esse tipo de estratégia é bem vantajoso para o estudante que está em busca de uma qualificação em sua área, mas não tem tempo necessário para frequentar as aulas de modo presencial. Portanto, esse modelo de ensino tem se tornado muito presente na educação e várias faculdades renomadas investem nessa modalidade.

Ficou interessado e quer saber como funciona uma aula EAD, na prática? Então, continue a leitura!

Como funciona uma aula EAD?

A maneira como as aulas EAD são ministradas pode variar de acordo com a faculdade. Contudo, em geral, elas são disponibilizadas pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o que possibilita o acesso dos estudantes das mais variadas regiões do Brasil.

Podem haver aulas presenciais, principalmente se exigirem o uso de laboratórios ou forem práticas, dependendo da matéria. De maneira geral, cada uma das disciplinas que fazem parte da matriz curricular da graduação conta com um livro-texto, que atua como o material básico para os professores ministrarem os conteúdos e conduzirem as avaliações.

Também existem materiais que servem de conhecimento complementar para os assuntos estudados nas matérias. Esses materiais costumam ficar acessíveis aos estudantes por meio do ambiente virtual e são compostos por palestras, listas de exercícios, textos de apoio, etc.

As aulas EAD são ministradas por professores muito qualificados e que, muitas vezes, também dão aulas em faculdades presenciais. Aqui, elas são gravadas e disponibilizadas ao estudante ou feita por meio de lives, em que a interação com o aluno é instantânea.

Quais são os tipos de atividades possíveis no EAD?

Uma das vantagens do EAD é que é possível desenvolver diversas atividades que auxiliam no aprendizado dos alunos, da mesma maneira que acontece no ensino presencial.

Nesse caso, os professores podem solicitar a entrega de trabalhos, a leitura de capítulo de livros, a participação em fóruns de discussão, a execução de pesquisa de campo, a postagem de um comentário sobre o texto de apoio, a realização de exercícios e, até mesmo, de provas.

Os testes EAD acontecem de dois modos distintos. O primeiro é a avaliação online, que ocorre pelo computador e é entregue ao professor para a correção. Apesar de essa ser a forma mais comum, não é a única.

Existem também avaliações presenciais, que também estão presentes em graduações 100% online. Contudo, elas ocorrem no fechamento dos semestres e servem para avaliar o desempenho dos estudantes ao longo do ano. Essa frequência pode mudar de acordo com o curso ou com a faculdade.

Como é a interação com professores e alunos?

Ao longo das aulas EAD você terá professores responsáveis por ministras os conteúdos e auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem. Esse contato é contínuo, e o professor-tutor está inteiramente à sua disposição para tirar possíveis dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

Tour pela prova do Enem

Além disso, com a “minha sala de aula virtual”, você terá contato com o corpo docente e de toda a equipe administrativa e pedagógica. Em relação aos professores, existem, no mínimo, quatro maneiras de interação. Elas são:

  • redes sociais ou WhatsApp — a instituição de ensino pode sugerir a inclusão dos estudantes nas redes sociais oficiais ou em um grupo de WhatsApp para que a interação seja facilitada, incluindo a comunicação com outros alunos;
  • videoconferência — essa alternativa serve tanto para aulas coletivas quanto para encontros individuais agendados. Nesse caso, os professores marcam um horário e os estudantes se reúnem para assistir aos conteúdos;
  • telefone — em casos de necessidades maiores, é possível entrar em contato com o professor e conversar pessoalmente sobre seu caso;
  • ferramenta de mensagem ou e-mail — esses consistem nos meios mais formais de comunicação com o professor EAD, já que você o acessa por meio do portal EAD.

Quais outros recursos são disponibilizados?

Com o portal EAD, os alunos entram em contato com todos os recursos necessários aos seus estudos. Logo, a instituição de ensino oferece vários conteúdos digitais para que você possa desenvolver seu processo de aprendizagem.

Além disso, uma biblioteca virtual com grande volume de livros ajuda em suas pesquisas e, ainda, os estudantes recebem a indicação de materiais complementares para se aprofundarem em alguns assuntos.

Esses materiais incluem conteúdos de blogs respeitados, bibliografia extra e até sugestão de seguir personalidades do seu campo nas redes sociais.

Como escolher uma boa faculdade EAD?

Para ter uma aula EAD de qualidade, a escolha de uma instituição de ensino de excelência faz toda a diferença. Confira algumas dicas de como fazer isso!

Verifique a variedade de metodologias

Verificar as variedades de metodologias, ou seja, que explorem várias estratégias para tornar o ensino mais dinâmico e atraente aos estudantes é fundamental. Lembre-se de que o EAD pode ser mais solitário e que perder o foco acaba sendo comum.

Portanto, aulas interessantes e que alternem entre os estímulos oferecidos ao aluno são diferenciais que ajudam nos estudos.

Fique de olho na infraestrutura

A infraestrutura de um curso a distância precisa ser feita por meio da tecnologia, como uma plataforma funcional e intuitiva. Já no formato semipresencial, esse cuidado está relacionado à própria instalação da faculdade, que deve ser funcional para que o aluno possa complementar seus conhecimentos e se qualificar de modo adequado.

Verifique as plataformas interativas

A plataforma de ensino é algo que vai além de um local em que as notas são lançadas, como pode ser visto em faculdades presenciais. Por meio do AVA da Unopar, a interação entre instituição e aluno acontece por esse canal e, por essa razão, deve ser fácil e útil.

Além disso, é essencial que as funcionalidades sejam abrangentes e estejam claras, e que o sistema seja estável para evitar problemas.

Estude EAD na Unopar!

Agora que já sabe como é uma aula EAD, saiba que essa modalidade de ensino conta com diversas vantagens. Por isso, escolha a Unopar para estudar, uma instituição de ensino conceituada e preparada para oferecer a melhor aprendizagem a distância!

Gostou do post e quer estudar de maneira online em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.