Como ser um bom empreendedor? Veja 7 hacks

como ser um bom empreendedor

Desconto nota do Enem

Empreender vem se tornando uma tendência entre as pessoas, acentuada pela necessidade de desenvolver um negócio para gerar renda. Contudo, muitos ainda não sabem como ser um bom empreendedor e obter sucesso no ramo.

Nesse caso, é bom lembrar que o empreendedorismo não se resume à abertura de uma nova empresa, mas se refere ao conjunto de habilidades, características e técnicas para manter e desenvolver um negócio funcionando a todo vapor. Se você quer conhecer alguns hacks de como ser um bom empreendedor, continue a leitura!

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade de realizar, gerenciar e idealizar projetos, transformando ideias em negócios, serviços ou produtos. Nas empresas, o conceito está relacionado à criação de soluções, modificações de processos e quaisquer iniciativas que promovam evolução e impacto no mercado.

Assim, um bom empreendedor é aquele que se coloca à frente de um projeto inovador, promove transformações e enxerga uma oportunidade em locais ainda não explorados. Nesse caso, ele pode ser:

  • dono de uma loja virtual ou site;
  • idealizador de uma transformação significativa;
  • fundador de uma instituição ou empresa;
  • inventor de um novo projeto.

como ser um bom empreendedor

Por que se tornar um empreendedor?

Com a instabilidade da economia e o aumento da taxa de desemprego, muitas pessoas decidem dar início ao próprio negócio como maneira de aumentar a renda. Isso pode ser muito benéfico, pois empreender traz vantagens para quem decide se lançar nesse universo. Veja só:

  • flexibilidade de horários;
  • possibilidade de ganhos maiores;
  • realização de sonhos;
  • resiliência.

Como ser um bom empreendedor?

Agora, você vai conhecer dicas importantes de como ser um bom empreendedor para obter sucesso na área. Confira!

Tenha iniciativa

Um grande desafio de quem deseja abrir o próprio negócio é a falta de atitude e iniciativa. Afinal, apenas força de vontade não é suficiente para a construção de uma empresa sólida. Logo, é fundamental se mexer!

Contudo, isso não significa que você deve entrar em qualquer mercado. Nesse caso, é fundamental realizar uma análise do segmento e observar, por exemplo, se a área está em crescimento e tem uma boa perspectiva.

Para isso, tente analisar relatórios e dados de corporações relacionadas ao seu futuro negócio, fazer pesquisa com clientes e verificar o avanço e o desenvolvimento do mercado nos últimos tempos. O importante é buscar uma oportunidade de negócio que seja promissora e rentável.

Estude o mercado

Por mais que você saiba muito do seu mercado, é fundamental se manter atualizado em relação a ele. Por isso, tente estudá-lo de maneira constante. Fazer isso é essencial, já que auxilia você a ficar atento às tendências e às ações do seu concorrente.

Com isso, além de ajudar a manter a empresa competitiva e a sua marca, fortalecida, é possível aprender mais sobre o próprio negócio, o que é muito importante para obter sucesso na carreira enquanto empreendedor. Logo, aprenda sempre sobre o assunto, fazendo cursos e pesquisas.

Faça networking

Fazer networking é fundamental no mundo dos negócios, seja com seus parceiros ou fornecedores, seja com seus clientes. Logo, conhecer novas pessoas do ramo pode ser a chave para levar a sua companhia adiante.

Desse modo, é necessário fazer reuniões, buscar parcerias, estar presente em eventos relacionados ao seu ramo e deixar as portas abertas para as pessoas que se interessarem pelo negócio.

Seja persistente

A persistência é uma habilidade que separa os bons empreendedores dos que fracassam. Afinal, vários obstáculos vão surgir nessa jornada, e quem desistir no primeiro deles pode acabar correndo o risco de perder uma excelente oportunidade.

Tour pela prova do Enem

Portanto, é muito importante pensar a longo prazo, lembrar das oportunidades que se têm em mãos e não desistir. No entanto, é bom não confundir persistência com teimosia.

Pode ser que o negócio não esteja dando certo, pois a sua estratégia é incorreta. Logo, é necessário ter flexibilidade para conseguir adaptar isso ao cenário em que está vivendo e observar a real demanda do mercado.

como ser um bom empreendedor

Desenvolva pessoas

Um bom empreendedor dificilmente fará o negócio crescer sem o auxílio de outras pessoas e sem ter um bom time de profissional à disposição. Contudo, além de ser necessário saber contratar colaboradores experientes e com muitos conhecimentos, é importante saber desenvolvê-los, transformando-os em elementos indispensáveis e fundamentais para a corporação.

Assim, eles devem ter consciência dos valores, da visão e da missão da sua empresa. É fundamental que eles saibam do que se trata a sua companhia e o que é necessário para que ela tenha sucesso.

Nesse caso, é importante incentivar a atualização constante dos funcionários, fazendo com que eles participem de eventos, workshops e palestras que agreguem conhecimentos e os capacitem cada vez mais.

Ouça os clientes

Conhecer a dor dos clientes é fundamental para que a sua companhia caminhe na direção certa. Por essa razão, contar com o feedback é muito importante para você trabalhar no crescimento da empresa.

Além disso, é um bom aprendizado no sentido de lidar com situações adversas, já que nem sempre esse feedback será positivo. Assim, você aprende a absorver isso de modo positivo para aplicar as melhorias necessárias.

Também será um excelente exercício para treinar a empatia e aprender a tranquilizar os clientes quando necessário.

Divulgue o negócio

Fazer a empresa crescer e girar é bem desafiador. Logo, é importante fazer com que o público tenha consciência de que ela existe. Para isso, divulgar o negócio é importante para conquistar uma nova clientela e ter mais visibilidade.

Aqui, é essencial ser certeiro e selecionar o meio mais adequado ao seu público-alvo. Além disso, a estratégia de divulgação e de comunicação deve ser adequada à verba que você tem disponível.

Agora é com você!

Agora que já sabe como ser um bom empreendedor, saiba que é importante desenvolver certas habilidades para fazer com que o negócio seja um sucesso. E contar com um ensino superior de qualidade é a dica de ouro para ajudar nessa jornada.

Inclusive, na Unopar, você encontrará, além de um curso específico de Empreendedorismo, cursos de graduação voltados a demandas atuais do mercado, tendo acesso a um ensino de excelência e aulas com professores experientes. Tudo para você ser um empreendedor de sucesso!

Gostou do post e quer estudar em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.