Conheça as disciplinas do Curso de Radiologia!

Desconto nota do Enem

As 41 disciplinas do Curso de Radiologia são separadas em seis períodos. Além disso, na Unopar, essa é uma formação do tipo tecnólogo, que dura três anos ao todo. Nas aulas, o aluno tem contato com todas as áreas do setor.

Com a grade curricular, você pode entender um pouco mais sobre o campo. Ainda mais, também se prepara para matérias que vai se deparar no decorrer da faculdade. Por isso, checar as disciplinas é uma das melhores formas de saber se esse é o seu curso ideal.

Veja as disciplinas do Curso de Radiologia por semestre na Unopar!

O técnico da área é quem lida com os exames radiográficos, que são os famosos raios X. Ou seja, ele faz parte da área da saúde e ainda precisa saber um pouco sobre o campo da Medicina Nuclear.

Essa é uma área muito relevante e que fez muita diferença na Medicina. Sem ele, não teria como diagnosticar muitas doenças. Mas, por lidar com radiações, o aluno precisa ser dedicado e ter atenção às aulas, já que pode ser algo perigoso.

1º Semestre:

  • Ed – Cultura Digital (5h);
  • Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal (70h);
  • Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento (70h);
  • Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório (70h);
  • Microbiologia Básica (70h);
  • Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor (70h).

2º Semestre:

  • Ed – Projeto de Vida (5h);
  • Física das Radiações Ionizantes, bem como, Física Geral (70h);
  • Anatomia das Imagens em Radiologia (70h);
  • Primeiros Socorros (70h);
  • Incidências Radiológicas I  (70h).

3º Semestre:

  • Est. Cur. Radiologia I (160h);
  • Exames Contrastados em Radiologia e Angiografia, além de Imagem Digital (70h);
  • Equipamentos e Acessórios em Radiologia (70h);
  • Incidências Radiológicas II, bem como, Normas de Proteção Radiológica (70h);
  • Ed – Marketing Digital (5h).

4º Semestre:

  • Est. Cur. Radiologia II  (160h);
  • Incidências Radiológicas III, além de Psicologia Aplicada à Saúde (70h);
  • Radiologia Industrial, bem como, Tomografia Computadorizada (70h);
  • Mamografia e Densitometria Óssea (70h);
  • Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Saúde (5h).

5º Semestre:

  • Ed – Mindset Ágil (5h);
  • Est. Cur. Radiologia III (160h);
  • Exames Radiológicos em Odontologia (70h);
  • Medicina Nuclear, bem como, Saúde Pública (70h);
  • Projeto Integrado Multidisciplinar em Radiologia I (140h);
  • Sociedade Brasileira e Cidadania (80h);
  • Técnicas Especiais em Raio X e Ultrassonografia (70h).

6º Semestre:

  • Ressonância Magnética (70h);
  • Projeto Integrado Multidisciplinar em Radiologia II  (140h);
  • Radiologia Veterinária, bem como, Radiologia Pediátrica e Radioterapia (70h);
  • Optativa (80h).

Conheça um pouco das principais matérias da Faculdade de Radiologia!

Pelas disciplinas do Curso de Radiologia, o profissional da área deve saber sobre anatomia. Além disso, é essencial aprender sobre o povo e saúde pública. Assim, para exercer a ocupação da melhor forma e ajudar a todos.

Algumas das matérias da grade curricular se destacam mais do que outras. Então, também é importante conhecê-las para saber mais sobre o curso. No total, existem 5 que têm mais foco durante as aulas.

Incidências Radiológicas

Essa matéria é extensa e aparece em três semestres diferentes, do 2º até o 4º. Aqui, o aluno aprende sobre a incidência da radiação que vem da máquina de raio X. No fim, essa é uma das disciplinas do Curso de Radiologia mais importantes.

O aluno passa a conhecer mais sobre os aparelhos que vai mexer quando iniciar o trabalho. Além disso, aprende como posicionar os pacientes de forma que o exame seja feito da maneira certa.

Microbiologia Básica

Uma das matérias básicas de Radiologia, o estudante aprende sobre os microrganismos. Assim, sabe um pouco mais sobre os processos biológicos que podem vir a ocorrer no paciente.

Essa é uma das disciplinas do Curso de Radiologia que visa conhecer mais sobre o corpo humano. Afinal, um radiologista precisa saber além de mexer nas máquinas. No fim, ele também deve saber lidar com as pessoas que vai atender e suas doenças.

Tour pela prova do Enem

Anatomia das Imagens em Radiologia

Um profissional da área deve entender as imagens feitas por meio do raio x. Não há como dar os resultados sem saber o que elas querem dizer. Por isso, existe a aula de Anatomia das Imagens em Radiologia.

Também faz parte das matérias básicas do curso, dada no 1º ano. Além disso, o aluno entende mais sobre a estrutura física humana. Mas, é claro, o estudo tem um foco maior na parte radiológica e suas imagens.

Medicina Nuclear

A Radiologia está muito ligada ao estudo da Medicina Nuclear. Afinal, é uma das razões que faz a obtenção de imagens pelo raio X existir. Sem ela, não teria como realizar os exames.

Existe o ramo em Medicina, em que o aluno também estuda sobre a área Nuclear. Porém, no curso de Radiologia, a matéria é mais ligada ao uso dos aparelhos e como manusear. Além de, claro, ensinar como o estudo nuclear funciona para um radiologista.

É uma das disciplinas do Curso de Radiologia mais importantes, já que a radiação pode ser um perigo se for feita de forma errada. Então, o aluno conhece mais sobre o tema e pode atuar de forma segura.

Equipamentos e Acessórios em Radiologia

O radiologista usa muitos objetos no trabalho, e eles variam de acordo com o exame. Além disso, há itens para proteger as áreas que não devem receber radiação durante o raio X. Por isso, é essencial ter uma matéria que ensina sobre os acessórios e equipamentos.

Essa é mais uma das disciplinas do Curso de Radiologia que dá mais segurança ao aluno na hora de exercer a profissão. Afinal, como a radiação pode causar danos, é ideal mexer nas máquinas do jeito certo, além de saber proteger o paciente.

A matéria é tão importante que é uma das primeiras do curso, dada logo no 2º período. Desse jeito, nos próximos anos o aluno já sabe como manusear os objetos. Além disso, agrega mais na experiência, o que vai ajudar na hora de entrar no mercado de trabalho.

Outras disciplinas da grade curricular de Radiologia

Existem outras matérias que fazem parte da grade curricular de Radiologia. Elas são obrigatórias para se formar e agregam na prática na área. Por isso, mesmo que não sejam feitas nas salas de aula, são super importantes para a profissão.

Projeto integrado

O curso tem, no total, 3.080 horas, e a Unopar não pede um TCC para conclusão. Mas, é preciso fazer um projeto integrado. Ou seja, um projeto feito pelo aluno que vai conter todas as matérias dos três anos de ensino.

Horas complementares

Também é preciso fazer tarefas complementares durante o curso. Então, são 170 horas que devem ser dadas ao professor até o fim do tecnólogo. As tarefas podem ser palestras, cursos extras ou outras que agregam mais informação na área em que estuda.

Estágio é uma das disciplinas do Curso de Radiologia

O estágio no curso de Radiologia se inicia no 3º período e vai até o 5º. O aluno tem um primeiro contato com a área e aprende na prática, sempre com supervisão. Assim, ele começa a adquirir um pouco de experiência já no tecnólogo.

Matéria optativa

Para concluir as aulas e pegar o diploma, é preciso passar por uma matéria optativa. Então, ela fica no 6º semestre e o aluno tem dez opções. Além disso, cada uma pode agregar no dia a dia do radiologista de uma forma, o que é bom para o mercado de trabalho.

Aprenda todas as disciplinas do Curso de Radiologia na Unopar!

Quem quer estudar Radiologia deve fazer o curso em uma boa instituição. No fim, as aulas devem ser as melhores, já que é uma profissão que cuida do bem-estar do povo. Ou seja, é ideal ter um ensino excelente para atuar bem.

É por isso que a melhor opção sempre vai ser a Unopar. A instituição tem espaços super bem equipados para as aulas práticas, além de um ótimo corpo docente. Assim, o aluno tem toda a ajuda para se tornar um dos melhores da área.

Não deixe de fazer o curso em uma das maiores instituições. Afinal, na Unopar, o estudante sai bem preparado para o mercado de trabalho e tem todo apoio da faculdade e dos seus professores. Por isso, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.