EAD ou presencial: o que avaliar para fazer essa escolha?

Desconto nota do Enem

Se o seu sonho é cursar uma graduação, provavelmente já se perguntou se vale mais a pena fazer um curso EAD ou presencial. O fato é que, com o avanço tecnológico, hoje já é possível estudar a distância com a mesma qualidade do formato tradicional, o que representa um verdadeiro ganho para os estudantes, que contam com mais opções para escolher.

Logo, enquanto o ensino online vem crescendo bastante nos últimos tempos, o formato presencial ainda é preferência de algumas pessoas que enxergam a necessidade de estar próximo de professores e colegas de turma.

Neste post, vamos apresentar as principais diferenças entre uma faculdade EAD ou presencial. Confira!

Como funciona uma faculdade presencial?

Um curso presencial conta com a experiência tradicional de uma graduação. Assim, ela é ideal para quem tem um dia a dia mais flexível e disponibilidade para assistir às aulas durante toda a semana.

Nesse caso, os alunos frequentam uma unidade de ensino da Unopar, aproveitando a troca de experiência com a turma, o convívio e o suporte de professores, tendo acesso à infraestrutura para realizar as atividades práticas e teóricas, como bibliotecas, laboratórios e salas multimídia.

Na Unopar, os alunos do formato presencial também cumprem uma parte de sua matriz curricular por meio das Disciplinas Interativas (DIs). O objetivo delas é preparar os estudantes para a realidade do mercado de trabalho, pois a maior parte das empresas exige o domínio de tecnologias em apresentações e treinamentos online.

As DIs são aplicadas por meio de uma plataforma digital, local em que os graduandos têm acesso a materiais didáticos e videoaulas, feitos para uma aprendizagem acessível e dinâmica em ambiente virtual.

Esse é apenas um dos diferenciais dos cursos presenciais da Unopar, que oferecem um suporte educacional que vai muito além da infraestrutura física da faculdade.

Como funciona uma graduação EAD?

Aqui na Unopar, o formato EAD pode ser dividido em duas categorias: 100% online e semipresencial. No caso da modalidade totalmente a distância, os alunos aprendem não em sala de aula, mas sim em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), possibilitando o acesso de estudantes das mais variadas regiões do Brasil.

Nesse caso, o suporte virtual é contínuo, ou seja, você não fica sozinho e pode esclarecer todas as dúvidas sempre que quiser. O graduando só precisa ir ao polo de ensino no início da graduação para o encontro inaugural e duas vezes por semestre para realizar provas.

Desenvolvida para oferecer um ensino superior autônomo e dinâmico, com atividades e aulas interativas aplicadas integralmente em ambiente digital, a modalidade de ensino 100% online possibilita que os alunos determinem sua rotina de estudos com bastante flexibilidade, por meio das ferramentas disponíveis no ambiente digital.

Os estudantes acompanham suas Disciplinas Interativas (DIs) com o apoio de materiais didáticos online, ajuda de tutores e podem interagir com os colegas de curso por meio de fóruns interativos.

Tour pela prova do Enem

Já uma faculdade semipresencial é uma boa opção para quem necessita de mais facilidade para estudar EAD, mas deseja fazer uma graduação em que a bagagem de conhecimento prática é dada em salas especiais, laboratórios e outros espaços.

É o caso, por exemplo, de estudar Engenharia ou Enfermagem semipresencial: você assiste à maior parte das aulas online, nos locais e nos horários mais convenientes. No entanto, também é necessário se deslocar de uma a três vezes por semana até a instituição para os conteúdos práticos e aulas ao vivo, que ocorrem por videoconferência.

Resumindo: é uma mistura do presencial com o digital, o que só traz vantagens para você. Os principais benefícios da modalidade de ensino semipresencial são:

  • facilidade para fazer networking por estar mais próximo de colegas, tutores e professores;
  • possibilidade de fazer um curso com uma matriz curricular prática sem precisar ir todos os dias até a faculdade.

Quais são as principais diferenças entre eles?

Uma das principais diferenças entre um curso EAD para o presencial é em relação ao horário das aulas. O formato tradicional exige que os alunos se comprometam em frequentar a instituição de ensino de segunda a sexta-feira, e a modalidade a distância possibilita a flexibilidade de tempo ao graduando, que pode assistir às aulas a qualquer momento.

Outra diferença importante se dá nas avaliações. Nas aulas presenciais, elas são feitas de modo tradicional, em sala e sob a supervisão de um docente, com tempo definido para a conclusão da prova.

Também existem atividades estabelecidas pelo professor de cada matéria, que podem ser em grupo ou individuais. Já no EAD, algumas faculdades contam com um polo presencial para a realização de provas.

Uma parte das atividades também podem ser feitas a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos presenciais também são mais caros em relação aos EAD, já que os gastos referentes à manutenção do espaço físico onde as aulas são feitas devem incidir sobre as mensalidades.

Como escolher a melhor opção?

Decidir entre uma faculdade EAD ou presencial é uma escolha que deve estar alinhada com a sua rotina. Confira alguns pontos que podem auxiliá-lo!

  • Tenho facilidade para ser autodidata ou preciso de um acompanhamento presencial?
  • Eu sou uma pessoa organizada?
  • Qual é a minha disposição diária para me dedicar aos estudos?
  • Qual é a distância entre a minha casa e o polo de ensino?
  • Quanto tempo eu tenho disponível para estudar todos os dias?

Além desses fatores, a escolha de uma faculdade que tenha boas instalações — não apenas físicas, mas também em relação à plataforma online de ensino — é essencial. A Unopar é referência em ensino EAD e presencial e conta com um suporte diferenciado para os alunos que estudam a distância.

Além disso, todas as graduações são reconhecidas pelo MEC, sendo que o corpo docente tem experiência acadêmica e conhece a realidade do mercado. Tudo isso para que as aulas preparem você para os desafios da rotina profissional!

Agora é com você!

Agora que você já conhece as diferenças entre EAD ou presencial, lembre-se de avaliar a sua rotina para fazer a melhor escolha. Depois, pesquise sobre a melhor instituição de ensino e venha para a Unopar, uma das faculdades mais reconhecidas e qualificadas do país!

Não perca mais tempo e estude em uma das melhores instituições de ensino do país. Inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.