Quantos anos tem a Faculdade de Enfermagem? Conheça a duração desse curso!

melhores faculdades de enfermagem

Desconto nota do Enem

Saber quantos anos tem a Faculdade de Enfermagem pode ajudá-lo a decidir se esse é o seu curso ideal. Afinal, é uma informação importante para se preparar para os períodos da graduação. Veja aqui qual o tempo de estudos para se formar nessa área.

A duração do curso de Enfermagem tem 5 anos em média

Quem deseja se tornar um enfermeiro deve se preparar para passar 5 anos na graduação, ou seja, 10 semestres. No total, são 4 mil horas de aulas, estágio e TCC obrigatórios no curso.

Ele é do tipo bacharelado e pode ser feito de forma presencial ou semipresencial. Além disso, por ser uma área que lida com a saúde, deve haver matérias práticas. Dessa forma, você deve escolher uma instituição com locais bem equipados.

Veja a carga horária de Enfermagem por semestre na Unopar

O curso tem suas horas divididas em 10 períodos. No fim, elas devem somar 4 mil horas de aula no total. Ao cumprir todas elas e passar nas matérias, o aluno já pode receber o seu diploma e seguir na carreira de enfermeiro.

Seu tempo costuma aumentar de acordo com os anos. Afinal, nos últimos períodos entram o TCC e estágio obrigatório, que costumam valer muito no curso. Veja qual é a duração de cada semestre e se prepare para o tempo de aulas em Enfermagem:

  • 1º semestre: 284 horas;
  • 2º semestre: 284 horas;
  • 3º semestre: 354 horas;
  • 4º semestre: 354 horas;
  • 5º semestre: 354 horas;
  • 6º semestre: 424 horas;
  • 7º semestre: 424 horas;
  • 8º semestre: 434 horas;
  • 9º semestre: 534 horas;
  • 10º semestre: 554 horas.

Enfermagem também possui atividades complementares

No último período são contadas as atividades complementares, que somam 90 horas. Inclusive, o aluno pode obter esse tempo fazendo cursos, tarefas ou indo às palestras. Ainda mais, tudo deve ter alguma relação com o curso de Enfermagem. 

Como é a duração de um curso superior

Apesar de as 4 mil horas serem obrigatórias, é possível que haja interferências em quantos anos tem a Faculdade de Enfermagem. Isso porque há influências como créditos ou dependências. Ou seja, você pode repetir a carga horária de um semestre.

Tour pela prova do Enem

Dependências

Um aluno pode pegar DP por não atingir as notas necessárias ou faltar muito nas aulas. Então, caso aconteça, vai ser preciso refazer a disciplina em outro semestre. Porém, também há quem prefere esperar até acabar os 10 períodos do curso para fazer isso.

Créditos acadêmicos

A carga horária das disciplinas oferece um número de créditos após a conclusão. Ou seja, são como pontos adquiridos durante o curso. No fim, o aluno precisa de uma certa quantidade de créditos para poder se formar.

Algo que também ajuda a diminuir o tempo para se formar é o tipo de estudo. Mas, é importante lembrar que isso afeta no diploma que irá receber. Então, é preciso ter certeza do que quer fazer.

Um tecnólogo tem uma duração menor, enquanto a graduação é mais extensa. Além disso, no caso de Enfermagem, quem quer aprofundar na área deve optar pela segunda opção.

Tenha os melhores estudos de Enfermagem na Unopar!

Agora que você sabe quantos anos tem a Faculdade de Enfermagem, é hora de procurar a instituição ideal. Afinal, uma carga horária extensa deve valer a pena. Por isso, bons professores e espaços equipados são importantes.

Sua melhor opção é a Unopar, pois a faculdade oferece diversas vantagens aos alunos, como bolsas e descontos na mensalidade. Ainda mais, tem parceria com o Canal Conecta que conta com vagas de emprego exclusivas.

Não perca a oportunidade de fazer Enfermagem na melhor instituição possível. A Unopar faz de tudo para que todos os seus estudantes tenham a melhor experiência no curso superior. 

Por fim, dê mais um passo na construção da sua carreira profissional. Prepare-se bem para começar o curso dos seus sonhos e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.