Engenharia de Produção: Entenda tudo sobre a área de atuação do Engenheiro

Engenheiro de Produção O que faz

Desconto nota do Enem

Engenharia de Produção é uma área que tem amplos campos para atuar no mercado. Do mesmo modo, esse engenheiro é de vital importância para vários setores de uma empresa. Agora, você confere todos os detalhes disso neste guia completo.

Afinal, do que se trata?

Trata-se de uma área que trabalha para otimizar processos em vários setores das empresas. Ou seja, as funções do Engenheiro ou Engenheira de Produção visam tornar a produtividade melhor.

E esse objetivo deve ser alcançado levando em conta, do mesmo modo, os custos. Dessa forma, esse profissional atua para gerar resultados mais eficientes e econômicos em uma companhia.

Isso faz com que a Engenharia de Produção esteja com alta demanda no mercado atual. Afinal, todo negócio deseja melhorar o seu produto ou serviço sem ter um prejuízo maior. Por fim, essa área tem funções relacionadas com dois campos:

  • Automatização da Produção;
  • Logística.

Onde o Engenheiro de Produção pode atuar?

De modo geral, tudo o que envolve a criação do produto é parte das tarefas desta área. Ou seja, desde o projeto até a parte de distribuir os insumos. Portanto, o Engenheiro está apto a atuar em vários setores.

Engenharia de Produção e o produto

Um fato é que esse tipo de Engenharia trata de criar projetos ou melhorar produtos feitos em série. Por exemplo, peças, conjuntos, sistemas ou aparelhos em um cenário geral de atividades práticas.

As tarefas que se deve fazer aqui vão do design até a fabricação do item. Além disso, cabe ao Engenheiro de Produção saber se é viável ou não o desenvolvimento. Isso em especial, tendo em vista que as suas ações impactam o mercado com algo novo.

Com isso em mente, é natural que um dos pontos cruciais seja a visão de negócios. Ainda, outra virtude importante sempre é analisar e entender um problema por completo antes de resolvê-lo.

Engenharia de Produção na parte de planejar e controlar

De modo geral, só a parte de fabricar algo não é o bastante. Então, para garantir a qualidade do processo, um engenheiro é muito importante nessa área. Não apenas isso, como também é ele quem faz o controle da fabricação.

Ele fica a cargo de atuar com vários tipos de tarefas diferentes. Por exemplo, gerenciar equipes, programar as máquinas e, por fim, lidar com vários tipos de sistemas de compra e de estoque.

O setor de custos na Engenharia de Produção

Algo que está incluso no dia a dia do engenheiro ou Engenheira de Produção são os custos. Ou seja, fabricar um produto que tenha todas as características do seu projeto original. Além disso, deve suprir todas as necessidades para as quais foi desenhado.

Mesmo assim, isso deve ser feito de maneira responsável e sem gerar um mais despesas. Portanto, o profissional desse campo precisa prezar pela economia para evitar o desperdício de recursos.

Como a Engenharia de Produção atua em Ergonomia e Segurança do Trabalho?

O Engenheiro de Produção atua aqui com o foco no bem-estar de quem trabalha. Então, devido ao impacto das suas ações nesse campo, ele é necessário para uma melhora na qualidade de vida de cada um.

Com isso em mente, as tarefas que deve fazer tem a ver com segurança. Porém, tudo o que faz neste setor não deve também deixar de levar em conta o conforto no ambiente de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Qual é o perfil profissional de um bom Engenheiro?

Em geral, um bom profissional deve ter domínio da base técnica. Assim, quem atua nesse campo precisa saber conceitos das Ciências Exatas. Afinal, o seu ofício inclui o uso de cálculos, estatística e probabilidade.

Agora, não só desse tipo de conhecimento vive a Engenharia de Produção hoje em dia. Dessa forma, é crucial ter conteúdo sobre administração e dominar ideias de gestão de pessoas.

O profissional deve, além disso, saber como identificar processos de uma indústria. Acima de tudo, porque os sistemas em que eles acontecem geram impacto direto em etapas produtivas.

A importância disso se dá pelo fato do engenheiro trabalhar com inovação na área. Do mesmo modo, ele fica a cargo da gestão de planejar como os sistemas produtivos funcionam.

O que deve saber além da base técnica?

A visão crítica, além de ter consciência ambiental, social e cultural são atributos cruciais. Portanto, o papel que o engenheiro ou Engenheira de Produção faz se relaciona com sustentabilidade.

Na prática, essas virtudes ajudam a tornar a condução dos processos mais eficiente. Ainda, faz tudo isso considerando os vários diferentes aspectos de análise como por exemplos:

  • Hábitos e cultura;
  • Condições socioeconômicas.

Engenharia de Produção e outros atributos necessários

Há vários outros pontos que requerem um engenheiro hábil na função dentro de uma empresa. Nesse sentido, estas são algumas das características que podem ajudar a obter sucesso na área:

  • Ser uma pessoa flexível para tratar de várias tarefas;
  • Ter habilidade para trabalhar em equipe, além de ser proativo;
  • Saber se comunicar e fazer análise crítica;
  • Ser um líder capaz de colocar em prática a gestão de pessoas com eficácia.

Quais são as tendências para a área?

Também de acordo com essa parte das áreas de atuação, é crucial se atualizar. Afinal, o profissional formado ou em formação deve estar antenado com relação a tendências como:

Logística

Esse é um setor que aborda toda a parte que envolve a entrega de um produto. Ou seja, ele cobre a reposição do estoque, o recebimento dos insumos e também o quão ágeis são as entregas.

Quem atua em Engenharia de Produção aqui fica a cargo de manter o mínimo de desperdícios. Assim, problemas como atraso na entrega, extravios e perda de insumos devem ser reduzidos.

Setor de qualidade

O profissional aqui trata de coordenar o trabalho das equipes e analisar os erros. Além disso, ele é quem cria e desenvolve os sistemas para controlar a qualidade nas etapas de produção.

Engenharia de Produto

Faz parte das tarefas do engenheiro de produção pesquisar sobre como os produtos são viáveis. Além disso, ele também pode avaliar e interferir nos processos da fabricação dele. Dessa maneira, fica mais fácil decidir se compensa colocar o item no mercado.

A Unopar e o melhor caminho para chegar no mercado

Neste artigo, você viu tudo sobre a área de atuação desse tipo de engenheiro. A princípio, é um campo que dispõe de uma ampla gama de possibilidades. Porém, para chegar lá é preciso ter uma graduação de qualidade em uma boa faculdade.

É isso o que a Unopar dá aos seus alunos ao longo do tempo de curso. Do mesmo modo, ela dá todo o suporte para que não se perca nada do que é visto nas aulas. Agora, caso tenha gostado, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.