Como funciona o estágio para quem opta pelo EAD?

estagio ead

Desconto nota do Enem

Diversas graduações determinam a participação do acadêmico em um estágio, mesmo que ele não seja remunerado, para fornecer o diploma de ensino superior. Normalmente, essa fase da formação ocorre nos períodos finais da graduação, com o propósito de capacitar o futuro profissional. E isso ocorre mesmo que o seu curso seja EAD, viu?

Neste post, convidamos você a entender mais sobre o assunto. Você vai ver como acontecem os estágios para cursos EAD e de que forma colaboram para o desenvolvimento profissional. Curtiu? Então, vamos ao que interessa!

O que é e como funciona o estágio em curso EAD? 

Está enganado quem acredita que cumprir horas de estágio é obrigatório somente nos cursos presenciais. Em cursos a distância (semipresencial ou 100% online), essa atividade tem o mesmo valor. 

Então, você continuará realizando seu curso na modalidade escolhida, mas, se obrigatório, será preciso realizar o estágio.

O primeiro artigo da Lei Federal n.º11.788/2008¹ determina o estágio como um

“ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

A realização deste ciclo do aprendizado é considerada, por muitos estudantes, uma atividade cansativa, mas necessária e importante para iniciar na carreira profissional escolhida. Afinal, o mercado entende o esforço dos estudantes que passam por essa experiência.

Falamos ali em cima de “obrigatório”, pois existem distintos tipos de estágio. Dê uma olhada em mais detalhes da definição!

Obrigatório

O estágio obrigatório acontece apenas em áreas que pedem vivências profissionais importantes ao longo do curso. Dessa forma, é encargo da instituição de ensino fazer a supervisão desses programas, orientando os acadêmicos sobre a atuação esperada conforme os conhecimentos recebidos na graduação.

Esse estágio é habitual nos cursos da área de saúde, engenharias e Licenciaturas, por exemplo. Sendo assim, por ser indispensável, também é condição para receber o diploma. Inclusive, além de fazê-lo, é necessário ser aprovado.

Não obrigatório

Existem alguns cursos que não precisam, obrigatoriamente, da realização de um estágio para obter a titulação. Exemplos são cursos de Gestão e Marketing. Nessas situações, os estágios são denominados como não obrigatórios e caracterizados por:

  • a carga horária é determinada pelo contrato;
  • não está contida na matriz curricular do curso;
  • não necessita ser supervisionado;
  • obrigatoriamente remunerado.

Qual é a sua importância? 

Se você está num curso superior já sabe, de fato, quão importante um estágio pode ser para a sua carreira?

Mesmo que o seu curso superior não peça estágio para obter o diploma, é válido saber que, a distância ou presencialmente, ele possibilita a conquista de habilidades de um bom profissional. Além disso, traz outros benefícios, como esses que relacionamos abaixo!

Experiência de mercado

Concluir a graduação obtendo somente os conhecimentos teóricos e práticos transmitidos na faculdade é extremamente válido. Porém, é importante ter um diferencial para se destacar no mercado de trabalho, e o estágio traz as principais experiências requisitadas.

Construção do networking

Por meio do estágio, é possível conhecer profissionais da mesma área. Além de aprender, você constrói amizades que podem gerar indicações a vagas de emprego no futuro.

Compreensão do cotidiano da área

É comum que muitos estudantes, antes de iniciar o curso superior, tenham uma idealização diferente do que realmente acontece no dia a dia de um profissional. É no estágio que ele terá a certeza de como é a rotina de trabalho na área que escolheu e quais são os conhecimentos e habilidades que precisará desenvolver.

Tour pela prova do Enem

Responsabilidade

As atividades de um estagiário nem sempre são as mesmas de um colaborador já contratado. No entanto, isso não o limita a desenvolver responsabilidades, já que são dadas tarefas capazes de impactar a rotina dos demais colegas. 

Além disso, na relação de trabalho, você aprende a se portar em relação aos demais colegas de trabalho, bem como sobre hierarquia, respeito, espírito de coletividade e muito mais. 

Como conseguir estágio em cursos EAD?

Buscar uma vaga de estágio segue o mesmo processo de procurar um emprego. É necessário participar de processos seletivos e mostrar suas qualidades para a vaga que está concorrendo.

Ter cursos extracurriculares na área costuma ser um diferencial fundamental para se sobressair diante dos candidatos. Além disso, dedicação, responsabilidade e interesse são algumas qualidades bastante procuradas pelas empresas.

Para encontrar vagas disponíveis para estagiar, é importante fazer uma lista de empresas que estão no seu radar e, posteriormente, acessar o site institucional de cada uma delas. É bastante comum que algumas disponibilizem uma área de “trabalhe conosco” em seu site. 

Outro local que pode disponibilizar vagas ou programas de estágios são nos sites específicos para vagas de emprego. Assim, basta cadastrar o currículo e se candidatar para as vagas que chamaram a atenção.

Algumas faculdades disponibilizam para os acadêmicos um setor específico para estágios. Essas vagas são ofertadas em parceria entre a IES e a empresa, o que favorece aqueles alunos que desejam trabalhar e estudar.

Para facilitar essa etapa, nossos alunos aqui da Unopar já saem na frente, pois todos têm acesso ao Canal Conecta — plataforma de vagas de emprego e estágio em todo o país!

O mercado de trabalho aceita bem estudantes EAD para estágio? 

O mercado de trabalho tem aceitado muito bem os acadêmicos que estudam e se formam nos cursos a distância. Isso porque, após a pandemia de COVID-19, o trabalho remoto tem se tornado tendência para muitas empresas. Assim, apresentar habilidades com atividades remotas é visto como diferencial. Então, alunos EAD, têm vantagens aqui!

Se o próprio estágio for EAD, há ainda mais benefícios: empresas podem encontrar futuros profissionais de várias regiões do país e os alunos, vagas em outro estado ou cidade!

Fazer estágio EAD é uma ótima opção para a carreira profissional!

É importante investir nesse tipo de atividade para atender às exigências do seu curso, obter experiência na área e, quem sabe, já conseguir um emprego em uma boa organização assim que estiver com o seu diploma em mãos.

Conte com a Unopar para ter a melhor formação EAD. Faça sua inscrição online agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.