EAD é considerada a faculdade do futuro: entenda o motivo

Desconto nota do Enem

Apenas alguns anos atrás, o EAD era considerado uma modalidade de ensino secundária, e a maioria dos alunos considerava complementar as soluções de aprendizagem online. No entanto, a forte adesão ao EAD e os benefícios da modalidade mostram como ele não é apenas uma fonte complementar de conhecimento, mas é o futuro da educação.

No ensino superior, essa mudança de paradigma já estava acontecendo antes da pandemia da COVID-19, mas se consolidou recentemente, quando as faculdades se viram obrigadas a migrar para o universo online e expandir o acesso aos cursos EAD. Se quiser saber mais sobre o assunto, separamos as razões pelas quais o EAD é a faculdade do futuro e por que vale a pena investir nesse formato. Confira e tire suas dúvidas!

O que é o ensino EAD?

Você já ouviu falar do ensino EAD, mas nunca parou para pensar no que isso significa exatamente? Bom, não precisa se preocupar, porque EAD nada mais é do que uma sigla para Ensino a Distância. Trata-se de uma modalidade de ensino em que alunos e professores não precisam estar fisicamente em uma sala de aula.

No EAD, todas as relações de ensino e aprendizado são mediadas pela tecnologia, desde as aulas (ao vivo ou gravadas) até os trabalhos, exames e acesso a materiais didáticos. Para aderir a esse formato de ensino, o aluno só precisa de um dispositivo com acesso à internet.

Por que o ensino EAD é a faculdade do futuro?

A educação a distância tem se tornado popular entre os estudantes brasileiros a tal ponto que, hoje em dia, a maioria dos graduandos está matriculada em cursos EAD.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, o número de ingressantes no EAD ultrapassou pela primeira vez o da educação presencial. Em 2019, havia 1,5 milhão de ingressantes, número que saltou para mais de 2 milhões em 2020, uma alta de 26%.

Mas o que faz o ensino EAD tão atrativo para quem busca um curso superior? Abaixo, confira as principais razões pelas quais o EAD é a faculdade do futuro — e por que você deveria considerar seriamente fazer uma faculdade EAD!

O diploma EAD tem a mesma validade do presencial

Não há nada no diploma EAD que o diferencie do diploma obtido em cursos presenciais. Isso significa que os cursos EAD têm a mesma credibilidade que os presenciais no mercado de trabalho e o mesmo peso em seleções de emprego.

Em razão dessa igualdade de oportunidades, a tendência é que, nos próximos anos, ainda mais alunos prefiram fazer uma faculdade no formato EAD. O objetivo é aproveitar toda a flexibilidade oferecida por essa modalidade de ensino.

Tutores e ferramentas de aprendizado melhoram a experiência EAD

Um dos diferenciais EAD são os novos recursos que vão além das aulas tradicionais em sala de aula. Alunos e professores estão encontrando maneiras inovadoras de complementar palestras e aulas online com tutores e recursos de aprendizagem digitais.

O tutor EAD é um dos personagens que nasceu com o aprendizado online. Ele é um educador contratado pela faculdade para ser o mediador entre os professores e alunos de uma turma, tirar dúvidas e resolver possíveis conflitos.

Os alunos se adaptam rápido à tecnologia

A tecnologia e a internet se tornaram quase onipresentes na rotina de muitos estudantes, e isso vale tanto para o jardim de infância quanto para o ensino superior.

Embora seja impossível recriar a experiência de aprendizado presencial no ambiente online, os avanços na tecnologia tornam mais provável que o EAD continue avançando.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma faculdade já pode ser acessado tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis conectados à internet. Na Unopar, por exemplo, os alunos só precisam de um login para ter acesso ao Portal do Aluno, por onde podem acompanhar aulas, bem como acessar materiais didáticos e livros digitais.

A Unopar se esforça para aperfeiçoar as ferramentas disponíveis em seu AVA. Para os próximos anos, a tendência é que o acesso dos alunos aos materiais didáticos e às aulas seja cada vez melhor.

Quais são as perspectivas para o futuro do EAD?

À medida que novas ferramentas digitais surgem, instituições de ensino buscam incorporá-las na rotina dos alunos. Isso significa que ainda há muito por vir.

As tendências que, hoje em dia, ainda aparecem como uma novidade para os alunos serão normais nos próximos anos. Confira, a seguir, algumas dessas tendências para o futuro do EAD.

Microlearning

Desde que as plataformas online para o ensino superior se tornaram populares, as faculdades encontram maneiras engenhosas de tornar os recursos educacionais mais atraentes. Uma dessas técnicas é o microlearning.

Os educadores usam o microlearning para criar pequenas doses de conhecimento por meio de imagens, texto, questionários, vídeo, áudio e jogos emocionantes.

Por exemplo, antes de aprender um assunto importante, o seu professor poderá pedir para você ouvir um breve áudio instrucional para entender a premissa básica da lição. O microlearning simplifica tópicos desafiadores e ajuda na retenção no longo prazo.

Tour pela prova do Enem

Mobile learning

Além do microlearning, o mobile learning também se tornará maior e melhor. Trata-se de uma metodologia para facilitar o acesso de aulas e materiais didáticos pelo celular.

Smartphones e outros dispositivos móveis tornam a rotina de aprendizado mais personalizada. São, portanto, o futuro, porque tornam o EAD no ensino superior mais flexível e acessível.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) transformou a maneira como os computadores decifram dados. De forma constante, o setor de ensino superior está incorporando IA para rastrear melhor os dados e oferecer serviços personalizados aos alunos.

Pode esperar que o aprendizado no EAD se torne mais personalizado com o apoio de IA e envolva os alunos em experiências mais individualizadas, aumentando os níveis de motivação e reduzindo o risco de abandono.

Jogos e simulações

Os jogos não são novidade no ensino. No entanto, as plataformas de faculdades começaram a experimentar essa estratégia imensamente bem-sucedida.

Também chamada de gamificação, a estratégia de usar jogos e simulações no ensino superior tornam os módulos dos cursos mais envolventes e imersivos.

O sistema de simulação, por sua vez, permite que os alunos testem as habilidades que aprenderam e se tornem melhores em tudo o que fazem.

O que você ganha ao fazer uma faculdade EAD?

Poderíamos resumir uma faculdade EAD em três palavras: economia, flexibilidade e acessibilidade. Se você ainda não está convencido de fazer uma graduação EAD, confira os principais motivos que tornam o EAD a opção perfeita para sua formação.

Economia de tempo 

Com a educação a distância, os alunos podem se beneficiar ao escolher o horário para assistir às aulas, realizar atividades e exames avaliativos. Aulas e materiais didáticos ficam disponíveis para todos os alunos na plataforma online da faculdade.

Como a maioria das atividades de um curso EAD acontecem remotamente, você tem mais liberdade para equilibrar trabalho e estudo, sem abrir mão de nada.

Flexibilidade 

A educação online permite que você estude de qualquer lugar do mundo. Isso significa que não há necessidade de se deslocar de um lugar para outro ou seguir um cronograma rígido.

Para os alunos que procuram se reposicionar no mercado com outro diploma de nível superior, mas não podem se dar ao luxo de deixar o emprego atual, esse formato de educação pode ajudá-los a obter uma vantagem extra enquanto continuam suas carreiras.

Acessibilidade com menor custo

Você não apenas economiza tempo com uma faculdade EAD, mas também dinheiro, que pode ser gasto em outras prioridades.

A mensalidade de um curso superior EAD tende a ser mais barata do que a do mesmo curso presencial. E você também economiza dinheiro ao cortar despesas diárias com transporte, já que não precisa comparecer à faculdade todos os dias da semana.

Achou pouco? Na Unopar, você ainda pode ganhar bolsas de estudo ou descontos na mensalidade para eliminar de vez qualquer preocupação financeira durante o curso EAD. Assim, fica mais livre para focar o que interessa: sua formação profissional.

Quais mudanças do mercado de trabalho provam a importância do EAD?

Nos últimos anos, uma série de transformações demonstraram que o mercado de trabalho já está mais que adaptado aos profissionais formados pelo EAD e às próprias práticas virtuais.

A mudança para acordos de trabalho home office, por exemplo, mostrou que as pessoas podem ser tão produtivas em casa quanto em salas ou escritórios presenciais. Muitas empresas, inclusive, já investem em treinamentos virtuais para suas equipes de funcionários.

Faça sua faculdade EAD na Unopar!

Ficou convencido das vantagens do EAD para o seu futuro profissional? O próximo passo é iniciar a graduação a distância! Com um diploma de uma faculdade de qualidade em mãos, sua carreira só vai decolar.

Por isso, não perca tempo: faça agora mesmo a inscrição no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.