Saiba tudo sobre a Faculdade de Design Gráfico!

Saiba tudo sobre a Faculdade de Design Gráfico!

Desconto nota do Enem

Sabe aqueles alunos que, durante as aulas, gostam de passar boa parte do tempo desenhando? A arte é companheira dessas pessoas, e elas podem cursar uma graduação promissora se tiverem, além de habilidades e desejos, um perfil inovador e criativo. Estamos falando do curso de Design Gráfico.

Essa faculdade está em alta, já que apresenta boas oportunidades no mercado de trabalho, em uma sociedade cada vez mais visual e com muitos canais de comunicação ampliados pela internet.

Neste post, vamos apresentar as principais informações sobre o Tecnólogo em Design Gráfico, como grade curricular, objetivo da graduação e duração média. Continue a leitura para ficar por dentro!

Qual é o objetivo da graduação em Design Gráfico?

O curso de Design Gráfico tem o objetivo de formar profissionais preparados para elaborar, produzir e distribuir peças de comunicação visual em meios digitais, além de desenvolver experiências e interações que possam criar uma conexão entre a ação do usuário e seu sentimento em relação à determinada marca.

Assim, após a conclusão da graduação, você ficará preparado para analisar dados sobre expectativas e comportamento do público. Com isso, poderá utilizar essa informação como base para a criação da identidade visual de um negócio que tenha a linguagem e a cara que gerem bastante engajamento desse perfil de consumidor.

A faculdade de Design Gráfico é totalmente voltada para a comunicação visual offline e online. Os profissionais trabalham com vídeos, animações, apps, websites, design de produto, embalagens, rótulos, etc.

Logo, é uma carreira bastante criativa que tem, entre outros, o objetivo de cooperar com o Marketing, colaborar com a identidade de marcas e estreitar o relacionamento entre o público e a empresa. De maneira geral, o tecnólogo prepara o estudante para atuar resolvendo problemas de comunicação.

Assim, ele fica apto para criar soluções visuais atrativas por meio de algumas atividades básicas, como:

  • desenvolvimento do design de experiência e da interface em softwares, sites e aplicativos;
  • criação e planejamento de anúncios chamativos em mídias sociais;
  • desenvolvimento de banners, layouts e sites inteiros para a internet;
  • criação da identidade visual de marcas, em meio impresso e digital;
  • criação de animações voltadas ao meio digital;
  • diagramação de textos para blogs, revistas, páginas de jornais e livros;
  • desenvolvimento de projetos de mídia impressa (flyers, outdoors e cartazes).

A graduação em Design Gráfico é perfeito para quem está em busca de flexibilidade de atuação. Em sua rotina de trabalho, o profissional geralmente trabalha com vários projetos diferentes entre si, com objetivos, linguagens e propostas distintas, fazendo com que o designer nunca se acomode.

Se esse é o tipo de atuação que estimula você, pode ser um excelente caminho para criar uma carreira de sucesso!

Quais são as principais matérias do curso de Design Gráfico?

Durante o Tecnólogo em Design Gráfico, você aprenderá diferentes teorias e conceitos sobre como o design chegou até os dias de hoje. Além disso, terá acesso e orientações em relação a como usar técnicas, ferramentas e métodos para desenvolver projetos encantadores e surpreendentes.

Você poderá criar soluções para vários problemas. Por isso, uma boa faculdade é aquela que auxilia o aluno a traçar um caminho eficaz desde o levantamento das informações até a projeção da melhor experiência para os clientes.

A grade curricular pode variar de uma instituição para outra. No entanto, grande parte mantém as mesmas matérias-chave para a sua formação. Isso porque são elas que proporcionam os fundamentos principais da área, estimulam suas habilidades manuais, promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico e aprofundam sua capacidade de observação sobre o que é estética e arte.

Abaixo, você vai conhecer todas as matérias quem compõem a matriz curricular do curso de Design Gráfico da Unopar. Veja:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • História da Arte;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Processo de Criatividade;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Comunicação e Linguagem Visual;
  • Criação de Layouts;
  • Desenho e Ilustração;
  • Design para Mídias Digitais I;
  • Design para Mídias Impressas;
  • História e Acepções do Design;
  • Metodologia de Projeto;
  • Contextos do Design Brasileiro;
  • Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade;
  • Design para Mídias Digitais II;
  • Direção e Edição em Design;
  • Marketing e Design;
  • Optativa.

Viu só como a grade curricular é completa? Agora, vamos apresentar o que se estuda em algumas das principais disciplinas do curso de Design Gráfico. Confira!

Comportamento do Consumidor

Durante a criação de peças de design gráfico, é essencial entender qual é a motivação do público que será impactado por ela. Esse assunto mostra a você quais os fatores que podem influenciar nesse comportamento para compreender seu processo de decisão.

A pesquisa de campo é um dos exemplos de prática dessa disciplina da faculdade de Design Gráfico, além de estudos de casos.

Comunicação e Linguagem Visual

Os elementos visuais são um dos pontos principais por onde a comunicação visual acontece. A escolha de ícones, desenhos e vídeos, por exemplo, conseguem transmitir a mensagem da marca para os consumidores finais.

Esse tipo de disciplina é estudada ainda no primeiro semestre, pois dará todo o suporte a várias competências que virão mais para frente.

Criação de layouts

Produzir um layout bem-feito e que converse com a estratégia dos clientes é um dos conteúdos mais importantes do curso de Design Gráfico. Aqui, você aprende a esboçar ideias, trabalhar o processo criativo e utilizar as ferramentas necessárias na produção de peças gráficas.

A composição estrutural de layouts envolve o estudo de personas, fontes, imagens, cores, quantidade de informações, entre outros.

Design para Mídias Impressas e Digitais

Além dos fundamentos importantes em Design Gráfico, uma instituição de ensino antenada deve ainda acompanhar as necessidades do mercado atual. As demandas de peças gráficas para mídias, tanto digitais quanto impressas, têm uma alta procura.

Nessa disciplina, você aprenderá tudo sobre a programação impressa ou visual desse meio, como diagramação de conteúdos, sites, logo, cartões e campanhas. No caso da mídia digital, também é importante saber adaptar os elementos visuais para a internet, que apresenta características distintas.

Tour pela prova do Enem

Direção e Edição em Design

Saber editar e dirigir uma produção gráfica também é importante para o designer gráfico. Além de gerir projetos, é essencial aprender a como fazer a edição de elementos visuais, montagens, animações de vídeos, tratamento de fotos, etc.

Qual é a duração da faculdade de Design Gráfico?

Se você deseja concluir o curso superior em poucos anos e ingressar rápido no mercado de trabalho, saiba que a formação tecnológica é a melhor alternativa. A graduação em Design Gráfico tem duração média de um ano meio, ou seja, 3 semestres.

A carga horária total da faculdade é de 1.700 horas, sendo dividida da seguinte maneira:

  • 1.º semestre: 560 horas;
  • 2.º semestre: 560 horas;
  • 3.º semestre: 560 horas.

Basicamente, em poucos períodos, dá para estudar toda a teoria e entrar em contato com os ensinamentos práticos que preparam o estudante para elaborar seus primeiros projetos. Logo, após a conclusão, já é possível exercer as atividades e ganhar dinheiro como designer gráfico.

Apesar de o tempo médio ser de um ano e meio, saiba que ele pode variar de estudante para estudante. As disciplinas de uma graduação são divididas entre optativas e obrigatórias.

Ao fazer a matrícula, você deverá se comprometer a cumprir um número específico de créditos, que equivalem a horas-aula do tecnólogo. Ou seja, a organização foi pensada para que o aluno estude os conteúdos essenciais, mas também tenha opções para compor a formação, escolhendo optativas de acordo com seu desejo.

Caso seja reprovado em determinada matéria, deverá realizar a DP, ou dependência de disciplina. Assim, você refaz esse conteúdo no próximo período. Se for um pré-requisito para outros, pode ser que demore um tempo a mais para se formar. E quem está em busca de um segundo curso superior poderá economizar tempo eliminando disciplinas que já foram cursadas no primeiro.

Como consultar o preço do Tecnólogo em Design Gráfico?

Uma das informações mais importantes para quem deseja ingressar no ensino superior é conhecer o valor das mensalidades do curso pretendido. Afinal, é importante saber se a graduação caberá no bolso, não é mesmo?

Uma das vantagens de escolher a Unopar é que todos as formações apresentam preços acessíveis. Veja o passo a passo que preparamos para você realizar a consulta dos valores da faculdade de Design Gráfico:

  • entre no site da Unopar;
  • vá na aba “nossos cursos” e clique em “conheça os cursos”;
  • escolha a opção “Design Gráfico”;
  • no canto direito, você conhecerá o valor mínimo das mensalidades.

Apesar de os valores serem em conta, os alunos da Unopar ainda podem concorrer a várias bolsas de estudos e descontos que dão aquele alívio e tanto para o bolso. Confira as opções disponíveis:

  • Bolsa Enem — essa bolsa de estudos faz uso da nota do Enem como forma de desconto. Se obtiver uma boa pontuação nesse teste, poderá concorrer a um desconto de até 100% do valor das mensalidades;
  • Bolsa Transferência — opção destinada para quem já faz a graduação em Design Gráfico em outra instituição de ensino mas deseja migrar para a Unopar e estudar em uma das melhores faculdades do país;
  • Bolsa Incentivo — bolsa oferecida aos candidatos que não conseguem arcar com as mensalidades por estarem em situação de vulnerabilidade social;
  • Desconto Pontualidade — desconto oferecido para quem paga as mensalidades antes do quinto dia útil. É uma espécie de benefício para bons pagadores;
  • Desconto para servidores públicos e militares — se você atua na área militar ou é servidor público, saiba que a Unopar também proporciona ótimos descontos. O benefício também é válido para filhos de até 24 anos e cônjuges.

Como se matricular no curso?

Se você se encantou com o tecnólogo em Design Gráfico e decidiu que quer seguir carreira nessa área, precisa saber como fazer a matrícula nessa graduação, não é mesmo? Para estudar na Unopar, é possível escolher a forma de ingresso que mais se encaixa em suas preferências.

A seguir, mostraremos as opções disponíveis em nossa instituição de ensino!

Vestibular tradicional

Esse tipo de vestibular é aquele em que você precisa comparecer ao polo de ensino para realizar a prova, ou seja, é presencial. O teste consiste em uma redação dissertativa-argumentativa sobre conteúdos que foram estudados durante o ensino médio.

Após o pagamento da taxa do vestibular, os candidatos recebem a informação do horário e do dia que devem fazer a prova.

Vestibular online

No caso do vestibular online, tudo acontece de maneira digital, inclusive a realização da prova. O teste consiste nos mesmos conteúdos do formato tradicional, com a diferença que você tem uma hora para concluí-lo, além de 5 tentativas totais.

Transferência externa

A transferência externa é uma forma de ingresso destinada aos alunos que já fazem o curso de Design Gráfico em outra faculdade, mas desejam migrar para a Unopar. Nesse caso, é necessário acessar a área de solicitação e optar pelo polo de ensino em que quer estudar, preenchendo a solicitação de transferência.

Ingresso por nota do Enem

Se você já realizou alguma edição do Enem desde de 2010 e teve uma nota maior do que 200 pontos, poderá usar a pontuação desse teste para estudar na Unopar. Para isso, basta escolher a alternativa “quero usar meu Enem” na inscrição do vestibular.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Na Unopar, a faculdade de Design Gráfico pode ser cursada nas modalidades de ensino semipresencial e a distância (100% online). Essas são excelentes alternativa para quem não consegue se deslocar até a instituição todos os dias e precisa conciliar a rotina com outros afazeres, como filho, casa e trabalho, por exemplo.

Funciona assim: as aulas, conteúdos, livros e atividades ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e você pode acessá-los quando e onde quiser, basta ter um aparelho conectado à internet. Só lembrando que no semipresencial você terá que ir alguns dias da semana realizar ações no pólo da instituição, combinado?

Além disso, o aluno tem todo o suporte de tutores EAD, que ajudam a tirar as suas dúvidas. No formato totalmente a distância, só é necessário ir ao campus duas vezes por semestre para realizar provas.

Agora é com você!

Agora que já conhece as principais informações sobre o curso de Design Gráfico, não perca mais tempo. Venha estudar na Unopar e seja o profissional que o mercado de trabalho espera!

Gostou de conhecer o curso de Design Gráfico e quer fazer essa faculdade na Unopar? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.