Medicina Veterinária: entenda tudo sobre a área de atuação do Veterinário!

mercado de trabalho medicina veterinária

Desconto nota do Enem

A Medicina Veterinária é uma área que trata de pontos ligados à saúde do animal. Entretanto, seus estudos vão além para mostrar um campo bem amplo de cenários. Agora, você confere tudo sobre esse curso de ensino superior.

O que é Medicina Veterinária?

Essa área tem muito mais do que só cuidar dos animais como função. Além disso, ela engloba vários campos como controle de itens de origem animal e tarefas que incluem saúde pública.

O médico-veterinário tem como uma das tarefas cuidar da saúde dos pets e animais silvestres. Ou seja, ele ajuda a diagnosticar as doenças e também a tratar cada uma delas.

Passa pelas suas funções a de informar as pessoas com relação à natureza. Afinal, deve-se ter respeito com o meio ambiente e seus vários tipos de bichos. No entanto, pode-se dizer que gostar deles é o principal requisito para atuar bem no ramo.

Como é o perfil do profissional da área

Em Medicina Veterinária, é crucial saber e desenvolver alguns atributos para obter sucesso na profissão. Assim, esses pontos devem ser estimulados desde o curso para não que o aluno seja bem-sucedido no mercado. Então, veja quais são esses tópicos:

  • Ser uma pessoa que observa bem;
  • Ter empatia, raciocínio lógico e inteligência emocional.

É natural ter ânsia ou sentir aflição a cheiros e imagens mais fortes. Porém, se for o seu caso, você deve superar esses receios, pois situações assim serão frequentes e é essencial estar pronto.

Uma outra característica fundamental é saber lidar com todos os tipos de pessoas. Afinal, os donos dos pets sempre vão se preocupar e ficar ansiosos para saber o que acontece com seus bichinhos.

Os estudos continuam

Vale lembrar que a Medicina Veterinária não é ‘estática’ em relação ao seu conteúdo. Ou seja, está sempre de mudança e o profissional da área deve se atualizar. Então, os estudos nunca param, mesmo após a graduação.

Sobre o curso

O que muitos não sabem é que esse é um curso que permite o aluno estudar de forma integral. Além disso, o tempo de duração é de cinco anos e fornece o título de Bacharel. Por fim, visa ensinar toda a base que te prepara para atuar nesse campo.

De início, o que se vê de aula está ligado à parte biológica. A partir disso, o aluno começa a entrar em contato com disciplinas e com ideias mais profundas. Inclusive, a parte prática é essencial, já que dá uma noção melhor do trabalho no dia a dia.

Medicina Veterinária a distância

Caso tenha essa dúvida, saiba que não dá para fazer essa faculdade no formato EAD. Acima de tudo, porque ela tem uma carga horária de aulas em laboratório muito extensa. Porém, existem algumas disciplinas em que o estudo pode ser feito a distância.

O mercado para o médico-veterinário

De maneira geral, o mercado de trabalho para essa área é cheio de opções de atuação. Assim, ao contrário do que as pessoas acham, suas possibilidades vão além da clínica. Por exemplo, ele pode atuar com:

Evolução genética

Aqui, a função desse médico é analisar e aprovar a evolução genética de um rebanho. Dessa maneira, ele é quem fica a cargo do crescimento e do lucro no setor e redução das despesas.

Tour pela prova do Enem

Ajuda na vistoria sanitária

Na prática, o profissional de Medicina Veterinária ajuda os órgãos de vigilância sanitária na fiscalização. Do mesmo modo, fica a cargo dele deixar estabelecimentos como granjas e frigoríficos dentro da lei.

Trabalho na saúde pública

Nesse setor, a área da veterinária fornece seus serviços para as várias campanhas de vacinação. Além disso, ele ajuda a cuidar de vários locais com animais, como por exemplo:

  • Zoológicos;
  • Reservas florestais;
  • Canis e Gatis.

Realização de pesquisas

As funções deste profissional nesse campo se dão com o intuito de elaborar novas medicações. Entretanto, não fica apenas nisso, pois ele também foca em inovações tecnológicas para esse setor.

Quanto ganha o formado em Medicina Veterinária

Vale lembrar que o salário para essa área pode mudar junto com a região do país. Agora, com isso em mente, saiba que o valor médio fica em torno de R$ 3.947 no mercado atual.

Para quem está ainda no início da carreira, um número mais baixo é esperado. Porém, assim que se cresce no ramo, o médico-veterinário pode chegar a ganhar mais de R$ 9 mil.

O caminho para uma boa carreira

Ao longo dos seus anos de profissão, é crucial construir uma carreira sólida. Assim, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o seu salário e obter sucesso:

  1. Procure se qualificar e coletar experiências no curso;
  2. Evolua dentro da função que gosta de fazer;
  3. Aprimore seus pontos de comunicação;
  4. Tente ter mais empatia com as pessoas e seus animais;
  5. Tenha bons instrumentos para as suas tarefas.

Medicina Veterinária depois da graduação

Após se graduar na área, uma das opções é fazer uma especialização para se qualificar. Dessa maneira, algumas áreas que se conhece e é que podem aumentar as chances de entrar no mercado:

  • Nutrição Animal;
  • Zootecnia;
  • Defesa Sanitária Animal;
  • Zoologia;
  • Farmácia Veterinária;
  • Clínica Médica de Pequenos Animais;
  • Dermatologia em Cães e Gatos;
  • Análises Clínicas Veterinárias.

Como escolher a faculdade Medicina Veterinária ideal

O item, acima de tudo, que deve estar em destaque é a avaliação do MEC. Caso você ainda não saiba, o Ministério da Educação analisa as instituições e o nível de ensino. A partir disso, divulga uma nota que pode ser usada para medir a qualidade da instituição.

Existem outros pontos que é preciso se atentar, como a localização da universidade. Afinal, ter que percorrer um longo trajeto pode aumentar o desgaste do aluno. 

Outro detalhe que vale saber é quanto à infraestrutura e o suporte que a faculdade oferece. Dessa forma, dá para usar as dependências do local para estudar ou fazer as tarefas do curso.

A Medicina Veterinária na Unopar pode ser a solução

Neste texto você viu tudo sobre esse curso e seus pontos mais relevantes. Agora, é hora de avançar e ir atrás de realizar seu sonho de entrar na faculdade. Assim, ela deve ser confiável, tradicional e moderna para ajudar na sua formação.

Esse é o caso da Unopar, que segue todos esses requisitos. Além disso, o legal dessa instituição é que ela oferece um ambiente incrível para que seus alunos tenham sempre as melhores experiências.

Aqui é possível ter acesso a professores qualificados, conteúdo de alta qualidade e ótima infraestrutura. Como resultado, dê o próximo passo rumo ao seu futuro e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.