Saiba como encontrar as melhores faculdades EAD particulares

melhores faculdades ead particulares

Desconto nota do Enem

É importante pesquisar as melhores faculdades EAD particulares para escolher uma que esteja alinhada ao que você deseja. Além disso, ao realizar uma boa pesquisa prévia, terá maiores chances de conseguir um bom custo-benefício e de aproveitar benefícios ou condições especiais de pagamento.

Nesse caso, existem dicas úteis. Quer saber quais são elas? Continue lendo e descubra!

O que é uma faculdade EAD?

Uma faculdade de Educação a Distância (EAD) é um curso superior oferecido remotamente. Normalmente, isso é feito pelo ambiente virtual, por meio de conexão à Internet. Portanto, as atividades de ensino-aprendizagem são realizadas sem que professores e estudantes estejam presencialmente no mesmo local físico.

As tecnologias de comunicação têm possibilitado o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino utilizadas pelos docentes e alunos, como o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).

Portanto, a faculdade EAD funciona com base nesse tipo de plataforma, a qual oferece diversas funcionalidades e recursos para a transmissão de conteúdo e conhecimento. Veja alguns exemplos:

  • aulas em vídeo (gravadas e ao vivo);
  • chats para interação;
  • fórum para postagem de dúvidas, sugestões, ideias, etc. frequentado pelos alunos;
  • acervo digital com e-books, pesquisas e outros materiais (biblioteca virtual);
  • avaliações e provas digitais para mensuração do aprendizado durante as aulas;
  • acesso a históricos e a certificados;
  • áreas para envio de trabalhos.

Vale destacar que esse sistema ainda conta com áreas para professores e áreas de acesos para alunos, bem como para a coordenação acadêmica. Em relação à faculdade como instituição de ensino (IE), é ela quem gerencia e oferece o curso superior remotamente. Esse, por sua vez, acaba servindo para formar profissionais graduados, o que inclui bacharéis, licenciados e tecnólogos.

Por que é importante avaliar diferentes faculdades?

É importante avaliar diferentes instituições de ensino para descobrir as melhores faculdades EAD particulares e, assim, afunilar as opções a fim de tomar uma boa decisão. Dessa forma, você terá uma noção melhor dos prós e contras de cada IE e curso.

Como escolher as melhores faculdades EAD particulares?

Agora que você já viu melhor o que é e como funciona um curso EAD, chegou a hora de conferir orientações para analisar e escolher uma dentre as melhores faculdades EAD particulares.

Para começar, monte uma lista com vários cursos a fim de coletar informações sobre eles. Com base nisso, você poderá selecionar e classificar os melhores. Veja as dicas!

Avaliar o reconhecimento do curso

Pesquise o nível de reconhecimento do curso que você deseja em diferentes IEs. Converse com ex-alunos e com profissionais experientes do mercado para entender a percepção deles em relação a cada faculdade da sua lista.

Também analise sites e portais de avaliações, em que as pessoas deixam depoimentos, comentários e outras interações a respeito das faculdades. Isso também vale para grupos e páginas em redes e em mídias sociais, especialmente onde há mais contato entre os usuários. Você poderá, até mesmo, fazer perguntas.

Analisar o credenciamento

Veja se as faculdades desejadas são credenciadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso é importante atualmente porque se trata tanto de uma exigência do MEC quanto da própria legislação brasileira.

Tour pela prova do Enem

Para oferecer EAD, as faculdades precisam de credenciamento com a União. Caso contrário, você poderá ter problemas depois para conseguir um diploma de conclusão válido.

Verificar a metodologia de ensino

Observe a metodologia de ensino de cada IE e graduação selecionada. Nem todo estudante leva em consideração esse aspecto, porém, ele é fundamental. Dependendo do sistema de educação, você poderá ter um aproveitamento melhor ou pior. Afinal, nem sempre as pessoas aprendem os conteúdos da mesma forma ou têm a atenção captada pelos mesmos recursos.

Ferramentas, modo de estruturação de conteúdos, formas de exposição e debate, entre outros elementos didáticos, pedagógicos, tecnológicos, etc. constituem uma metodologia de ensino. Nesse caso, você poderá ter maior facilidade em alguns modelos e sentir maior dificuldade em outros.

Dependendo da situação, poderá se sentir desmotivado ou até achar que escolheu mau o curso, quando, na verdade, o problema está na metodologia de ensino adotada pela IE. Portanto, muito cuidado com isso!

Descobrir se tem um corpo docente qualificado

Pesquise sobre a constituição do corpo docente de cada faculdade, a fim de saber se são professores qualificados que dão as aulas e preparam os materiais didáticos. Nesse caso, você poderá observar a quantidade de mestres, doutores e pós-doutores.

Avalie também a experiência desses profissionais em organizações fora do ambiente acadêmico, especialmente se você deseja seguir carreira no mercado. Se puder, observe os currículos de cada docente.

Conhecer os recursos educativos

Além de descobrir a qualificação do corpo docente e a metodologia de ensino empregada, veja os recursos educativos oferecidos. No caso do EAD, isso geralmente tem a ver com as ferramentas e as funcionalidades oferecidas pelo AVA da Instituição de Ensino. Algumas plataformas são mais completas que outras.

Analisar sua nota do MEC

O Ministério da Educação emprega um sistema de avaliação de 1 a 5 para medir qualitativamente centros universitários, faculdades e outras organizações de ensino. Trata-se do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o qual serve para avaliar tanto as instituições quanto os cursos e a performance dos alunos.

Para chegar à nota, avaliam-se diferentes fatores, como pesquisa, extensão e ensino. Basicamente, observa-se a infraestrutura, o nível do corpo docente e o projeto pedagógico da IE. Soma-se a isso o desempenho dos estudantes. A gestão da instituição de ensino também é analisada, bem como outros fatores.

Portanto, a nota do MEC serve de guia para selecionar as melhores faculdades EAD particulares. Ela até mesmo pode ser combinada com outras avaliações do governo e do mercado.

Tudo pronto para escolher a melhor faculdade EAD?

É preciso considerar todos os fatores listados aqui, além de outros que você julgar importante ou que vier a saber em suas pesquisas. Dessa forma, a análise em busca de selecionar as melhores faculdades EAD particulares será mais precisa e alinhada às suas expectativas!

Que tal começar sua lista conhecendo os cursos da Unopar? Temos diferenciais exclusivos e os melhores cursos EAD. Aproveite e inscreva-se no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.