Descubra o que faz um Analista de Desenvolvimento de Sistemas!

análise e desenvolvimento de sistemas ead

Desconto nota do Enem

Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas trabalha no setor de tecnologia. Assim, são profissionais essenciais em qualquer empresa, afinal, o mundo está cada vez mais conectado. Caso tenha interesse nesse curso, descubra as oportunidades de atuação.

Funções do Analista de Sistemas

Essa área fica dentro do TI (Tecnologia da Informação). Dessa forma, em seu cargo, o profissional sabe tudo sobre o hardware e software de um PC. Além disso, precisa encontrar soluções para o sistema da empresa. Então, no geral, o seu trabalho envolve:

  • Analisar;
  • Documentar;
  • Projetar;
  • Testar;
  • Gerenciar.

Seus objetivos são esses, tudo visando atender o cliente e resolver o seu problema. Portanto, sempre encontra meios para criar um bom projeto para uma firma. 

Ele pode atuar em locais públicos ou privados, conforme a sua escolha e as oportunidades disponíveis. Aliás, tem a chance de trabalhar como autônomo ou se preferir, ser um consultor. Por fim, precisa estar sempre por dentro das inovações da área.

Diferentes cargos e setores da profissão

Uma das opções é criar um software, que é um programa de computador. Bem como, tem a especialização em banco de dados, que é uma alternativa para o Analista de Desenvolvimento de Sistemas seguir. 

A parte de produção de software também existe. Sobretudo, uma das atribuições mais diferentes é a administração de redes. Assim como, tem a infraestrutura de TI e por fim, possui a área de suporte.  

O que faz um desenvolvedor de softwares?

Nessa área, é preciso interagir com o cliente, a fim de entender o que ele deseja. Em seguida, se faz uma análise dos requisitos necessários para a criação de um plano.

Seu objetivo é começar o projeto, com base no molde de um programa. Bem como, planejar a interface para os usuários e definir a linguagem de programação. Depois, os códigos são feitos e por fim, a realização de testes.

Quando tudo estiver pronto, o software já pode ir para o computador do cliente. Portanto, esse processo precisa de instalação, passar dados e muitas vezes, os usuários precisam de treino. Assim, eles podem manejar sem qualquer dificuldade.

Função do suporte

Na verdade, está muito ligado à função de criar o software, isso porque, é preciso atualizá-lo com frequência. Assim, o Analista de Desenvolvimento de Sistemas ajusta a tecnologia para o seu máximo desempenho. 

Também requer a revisão de peças e de outros processos dentro da área de informática. Bem como, seu dever é estar sempre fazendo reparos e consertos de qualquer falha. Por fim, acompanha a ação de máquinas e de seus recursos ali instalados. 

Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas no banco de dados faz o quê?

Para que um computador funcione bem, é preciso que os seus dados estejam sempre em ordem. Então, é essencial ter um profissional que torne isso realidade na prática.  

Ele precisa ter um amplo conhecimento sobre as informações armazenadas, além do objetivo da empresa. Dessa forma, para manter a organização, vai precisar de alguém para cuidar desse sistema. Assim, pode identificar algo que precise de mudanças, como:

Tour pela prova do Enem
  • Atualizações;
  • Manutenções;
  • Possíveis melhorias.

Todas as informações que estiverem no banco de dados precisam de segurança. Portanto, esse é o seu trabalho principal e para tal, ele desenvolve os seus próprios meios. 

O que faz um produtor de software?

Dentro dessa parte, o Analista de Desenvolvimento de Sistemas precisa participar de algumas etapas essenciais a criação de um programa. Já que essas etapas são muito importantes para que tudo ocorra da forma certa. 

Entre esses processos, destacam-se a documentação, arquitetura, testes e evoluções. Além disso, é importante ter noções sobre Engenharia para Software. 

Analista de Desenvolvimento de Sistemas faz o que na infraestrutura de TI?

Por ser um dos profissionais mais importantes da empresa, suas atribuições são de grande ajuda. Já que, deve garantir que a estrutura de banco de dados e principalmente,  hardwares e softwares estejam funcionando direito.

Suas funções estão entre criar redes para computadores e fazer planejamentos. Bem como, realizar a manutenção de todos os serviços que estão a seu cargo. Sobretudo, também pode atuar como suporte técnico, para atender chamados e tirar dúvidas.

Cuidar da segurança da empresa e evitar que seja invadida está na lista. Além disso, tem a atribuição de atender a qualquer necessidade tecnológica que a companhia tiver. Ou seja, qualquer problema que surja, cabe a ele resolver do melhor jeito possível. 

O que faz o administrador de redes?

Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas vai tomar conta dos computadores da organização. Assim, é responsável pela infraestrutura de TI, além de fazer instalações. Bem como, configura e faz manutenção de sistemas operacionais. 

Entre as atribuições mais importantes que deve estar atento, sem dúvida, é a segurança. Assim, é necessário instalar os programas certos para proteger os dados. Por isso, é essencial que tenha sempre um arquivo com tudo salvo para que nada se perca. 

Quais são as funções de um analista de negócios?

Algo que é bem interessante para o especialista é atuar nessa área. Dessa maneira, deve estar presente nas reuniões com os clientes para orientá-los da melhor forma. Então, precisa ter uma visão estratégica, além de ser capaz de encontrar boas soluções.

Com esse mercado, tudo muda a todo momento, portanto, exige muito estudo. Assim, desde já, o aluno precisa estar atento às atualizações da carreira. Além disso, é um diferencial muito grande ter esse conhecimento e conseguir aplicá-lo nas empresas de TI.

Torne-se um Analista de Desenvolvimento de Sistemas na Unopar

A Unopar teve início em 17 de fevereiro de 1972, com um grupo de empresários. Dessa forma, continua ativa até hoje, 50 anos depois, e sempre entregando toda a qualidade possível. Porque, todos os seus professores são absolutamente capazes e as aulas são diferenciadas.

Todas as disciplinas são entregues com todo o cuidado para preparar o estudante. Com isso, ganham o preparo para o mercado de trabalho desde o início. Sobretudo, todos os alunos são vistos como únicos e recebem um auxílio especial.

Com a Avaliação Continuada, o desempenho e o esforço de todos são valorizados. Então, em qualquer semestre sempre terá o suporte que precisa. 

Por isso, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.