O que faz um Engenheiro de Software? Conheça as funções desse profissional!

Engenharia de Software

Desconto nota do Enem

O que faz um Engenheiro de Software é uma dúvida comum de todo aluno que deseja ingressar nessa profissão. Afinal, é uma área de destaque no mercado de trabalho e oferece diferentes atribuições ao profissional. Logo, a seguir descubra mais a respeito.

Saiba o que faz um engenheiro de software

Essa profissão, sem dúvida, é hoje em dia uma das mais procuradas na área de TI. Além disso, tem crescido cada vez mais e os seus profissionais são um dos mais bem-remunerados do mercado.

Antes de tudo, o software é a parte do computador que integra os programas e aplicativos, bem como o sistema operacional. Dessa forma, uma das funções do engenheiro desse setor é criar e desenvolver diferentes programas, aplicativos e sistemas.

Com isso, dentre as atribuições desse profissional estão:

  • Fazer testes em sistemas;
  • Projetar ou supervisionar criações ligadas a softwares;
  • Criar o design da estrutura dos programas;
  • Desenvolver aplicativos.

De modo geral, é isso o que faz um engenheiro de software em seu cargo. No entanto, também há outras atividades como:

  • Gerenciar um banco de dados;
  • Administrar projetos;
  • Fazer a manutenção de sistemas.

As funções do engenheiro de software

Uma das atribuições está ligada a realização de testes que é uma atividade essencial para quem cria programas e sistemas. Afinal, o profissional deste cargo é o maior responsável por atestar a qualidade do produto antes que ele seja entregue ao cliente.

O que faz um engenheiro de software aqui é buscar por eventuais falhas e analisar o sistema desenvolvido por completo. Assim, é uma área de trabalho que, sem dúvida, requer muita concentração e determinação, a fim de não desistir ao sinal do primeiro problema.

Há uma grande procura por profissionais dessa área

Por mais bem arquitetado que seja, é muito provável que um programa ou aplicativo apresente algum tipo de erro. Dessa forma, ter um profissional que saiba lidar com isso, é fundamental.

Não é à toa que esse ramo é sempre muito requisitado, logo, essa é uma ideia para quem ainda não sabe qual especialidade seguir. Além disso, oferece bons salários aos engenheiros.

Arquitetar produtos é uma das funções desse engenheiro

Neste cargo, o encarregado tem como responsabilidade cuidar de toda a estrutura do software. Ou seja, isso significa:

  • Organizar as interfaces;
  • Considerar toda a parte visual e operacional do sistema;
  • Avaliar a eficácia do produto.

É isso o que faz um engenheiro de software nessa área. Portanto, se você quer ir além do que apenas desenvolver ou administrar projetos, esse setor é a melhor opção.

Desenvolver aplicativos e programas é o que faz um engenheiro de software

Não há dúvidas de que essa é uma das principais atribuições dessa profissão e também uma das mais buscadas pelos recém-formados. Dessa maneira, aqui o profissional pode criar:

  • Plataformas digitais;
  • Games;
  • Sistemas corporativos para instituições privadas.

Pode ser uma das áreas que mais oferecem desafios. Mas, o resultado final de um projeto de sucesso irá deixá-lo bem orgulhoso de si. 

Coordenar projetos é uma das funções do engenheiro de software

O que faz um engenheiro de software aqui requer um perfil muito observador. Além disso, tem que ter habilidade para gerenciar projetos, bem como pessoas. Então, se essas características te atraem, essa área é para você.

Este profissional lida com toda a parte de coordenação de projetos. Por isso, é essencial ter muito foco e atenção para gerenciar as demandas da melhor forma possível.

Tour pela prova do Enem

O que faz um engenheiro de software front-end

É esse profissional que aplica em projetos linguagens de programação como:

  • JavaScript;
  • HTML;
  • CSS.

A habilidade desse engenheiro pode ser vista em qualquer aplicativo ou site, em geral, nas partes de layouts e navegação.

Dito isso, a prioridade dele é tornar os softwares adaptáveis a qualquer dispositivo. Aliás, ter noções sobre design e arquitetura de informação são conhecimentos muito bem-vindos.

Com isso, busca oferecer ao usuário uma experiência mais simples por meio de uma interface funcional, bem como interativa. Por exemplo, é ele que cria ferramentas como a área de busca.

Entenda o que faz um engenheiro de software incorporado

A função desse profissional é adicionar a menor quantidade de drivers possíveis em um só programa. Em seguida, com o fim da programação, é também sua atribuição documentar todos os processos.

Isso é feito para que outros engenheiros, por exemplo, possam usar o produto. Dessa forma, em algumas situações, outros profissionais de conhecimento técnico escrevem esses manuais. Mas, as informações partem do engenheiro de software incorporado.

O que faz um engenheiro de software de computador

Ao receber um projeto, esse profissional analisa o caso e faz uso de toda a sua experiência e conhecimento para concluí-lo. Dessa forma, saber sobre ciência da computação, matemática e engenharia são requisitos básicos.

Depois de criar o programa, ele o testa para se certificar de que não há nenhuma falha nos dados. Portanto, o que faz um engenheiro de software aqui é desenvolver aplicativos com uma função específica. Para tal, utilizam um determinado tipo de programação.

Acima de tudo, aquele que investe a sua carreira nessa área tem como atribuição principal garantir que o sistema criado é seguro. 

Forme-se em Engenharia de Software com a Unopar

Até aqui, você viu quais são as principais funções desse profissional e as diferentes áreas em que ele pode atuar.

Dito isso, ao comparar todas essas atribuições, é possível afirmar que o engenheiro de software é aquele que busca soluções com o intuito de gerar bons resultados para a empresa em que trabalha. Por isso, ter uma formação de qualidade é essencial. 

É fundamental cursar uma faculdade que tenha: 

  • Uma ótima infraestrutura;
  • Total suporte ao aluno;
  • Professores qualificados e experientes na área.

Tudo isso, sem dúvida, são elementos cruciais para transformar o universitário em um profissional de renome.

O curso precisa prepará-lo com conhecimentos técnicos e práticos, a fim de ajudá-lo a superar quaisquer desafios sobre programação, linguagem e códigos.

Dê uma chance à graduação de Engenharia de Software da Unopar, que possui um dos ensinos de maior prestígio no país. Dessa forma, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.