O que faz um Fisioterapeuta? Veja as funções em diferentes cargos!

concurso para fisioterapeuta

Desconto nota do Enem

O curso de Fisioterapia está em ascensão. E isso porque o campo de atuação do fisioterapeuta tem crescido e se diversificado. Esse profissional está em diferentes frentes auxiliando e beneficiando pacientes. Além disso, exerce um papel importante na prevenção de doenças. 

Hoje, você encontra fisioterapeutas atuando em hospitais, consultórios de clínicas particulares, em atendimentos domiciliares, clubes esportivos, academias, clínicas de estéticas, centros aquáticos, orfanatos, creches, casas de longa permanência, spas, consultorias, em equipes de corridas automobilísticas, equipes de corrida de rua, no assessoramento de produção industrial de insumos e produtos, industrialização e comercialização de produtos para a saúde, no setor público e empresas, além de trabalhar também em instituições de ensino e pesquisa. Ufa! Quanta coisa, não é? Então conheça neste post o que faz e as diferentes funções do fisioterapeuta.

Saiba o que faz um fisioterapeuta em diferentes cargos e setores!

Como o campo de atuação do fisioterapeuta ampliou, suas atividades se diversificaram. Conheça agora as suas principais áreas de atuação e o que o profissional faz em cada uma: 

O que faz um fisioterapeuta na Ortopedia e na Traumatologia?

Esse profissional irá auxiliar na aceleração da recuperação de movimentos de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Além disso, ajudará na redução de dores. Irá, ainda, reabilitar pessoas com lesões de coluna vertebral e das articulações, bem como exercer um papel preventivo. 

O que faz um fisioterapeuta do trabalho?

O foco desse profissional estará voltado à prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo. Além de estar, também, no desenvolvimento de programas de melhorias de saúde, como as posturais, em empresas nas quais trabalha.

O que faz um fisioterapeuta pélvico?

Esse fisioterapeuta é especializado em atuar na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen. 

O que faz um fisioterapeuta respiratório?

Ele cuida de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Seu principal trabalho é prevenir e tratar doenças respiratórias, além de reabilitar pacientes prescrevendo e aplicando exercícios ligados ao aparelho respiratório.

O que faz um fisioterapeuta cardiovascular?

Essa área é essencial  para a reabilitação de pacientes portadores de cardiopatia. O fisioterapeuta melhora a condição física, mental e social dos pacientes, permitindo que tenham mais qualidade de vida e independência nas tarefas do dia a dia.

O que faz um fisioterapeuta geriátrico?

O principal objetivo da fisioterapia geriátrica e gerontológica é manter ou recuperar a independência nas atividades de vida diária e a autonomia dos idosos, estimulando o equilíbrio estático e dinâmico.

O que faz um fisioterapeuta oncológico?

Nesse caso, a fisioterapia auxilia a preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente com câncer.

O que faz um fisioterapeuta dermato-funcional?

O profissional vai aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos. Também é responsável por aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.

Tour pela prova do Enem

O que faz um fisioterapeuta neurológico?

Os especialistas na neurologia adulta vão auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio. Já na neurologia pediátrica, trabalham com a  reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de Down.

O que faz um fisioterapeuta escolar?

Estão atentos ao  cuidado integral da saúde e bem-estar de crianças e jovens estudantes no ambiente educacional, mais especificamente na construção e condução de programas de tratamento para ergonomia no ambiente escolar, desvios posturais e inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. 

O que faz um fisioterapeuta de saúde coletiva?

Esse profissional tem o foco na saúde da família, contribuindo para prevenção de patologias como doenças cardiovasculares desencadeadas por fatores de risco (obesidade, tabagismo, diabetes e hipertensão), que representam a primeira causa de morte no país.

O que faz um fisioterapeuta esportivo?

O fisioterapeuta está atento ao desenvolvimento da equipe e aplica técnicas para prevenir lesões, bem como atua na reabilitação de atletas lesionados ou praticantes de atividades esportivas.

O que faz um fisioterapeuta de Terapia Intensiva?

O profissional vai tratar de  pacientes críticos internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

O que faz um fisioterapeuta forense?

Trabalhará com outros profissionais da Justiça e fará a emissão de laudos e pareceres para uso no universo jurídico. Esses documentos são elaborados a partir de uma avaliação minuciosa do periciado e o resultado da avaliação é chamado de “diagnóstico cinesiológico funcional”.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de ser fisioterapeuta!

Você encontra a infraestrutura perfeita para fazer seu bacharelado de Fisioterapia na Unopar. Ao finalizar seu curso, você poderá atuar em diversas áreas, pois terá amplo conhecimento em áreas como Fisioterapia em Disfunções Musculoesqueléticas, Fisioterapia em Disfunções Neurológicas, Fisioterapia em Disfunções Cardiorrespiratórias, Fisioterapia em Saúde da Mulher e da Criança, Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, Fisioterapia em Geriatria, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Dermato-funcional, Fisioterapia Hospitalar, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia na Saúde do Escolar, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Forense. 

O Curso de Fisioterapia da Unopar, por meio do seu Modelo Acadêmico KLS (Kroton Learning System), tem a preocupação de formar o profissional-cidadão competente e capacitado a ingressar e ascender no mercado de trabalho.

Além disso, você tem à disposição uma equipe com  profissionais especializados, organizados em uma equipe multidisciplinar capacitada e qualificada, que promovem, acompanham e orientam você em seu percurso acadêmico. Dentre eles, docentes titulados com formação na área do curso e em áreas afins de acordo com as disciplinas que compõem a matriz curricular, com titulação que privilegia mestres e doutores.

A Unopar privilegia sua preparação de uma forma mais dinâmica e interativa. Possui uma avaliação contínuada e ainda mantém o Canal Conecta, portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego.

Gostou? Então conheça mais de perto a Faculdade de Fisioterapia, nossa política de preços e nosso vestibular! Agende sua prova presencial ou online e garanta seu sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.