O que faz um Jornalista? Veja as funções desse profissional!

Desconto nota do Enem

Saber o que faz um Jornalista em suas especialidades pode te ajudar a decidir a ideal para você. Portanto, vale a pena conferir quais são as atribuições desse profissional em cada campo específico.

Saiba quais são as atribuições do jornalista em diferentes cargos e setores

O jornalista sempre teve como principal função informar as pessoas sobre os mais diversos fatos. A princípio, a área se desenvolveu por meios como jornal, rádio e televisão. Porém, com a chegada da internet, a área se reinventou pelas mídias digitais.

Isso não quer dizer que as atribuições desse profissional tenham mudado, mesmo com as novidades. Ou seja, independente do cargo, ele ainda mantém boa parte das funções exigidas pelo mercado.

Quais são as especialidades mais comuns?

Um dos grandes pontos positivos do Jornalismo é a versatilidade que o campo possui. Nesse sentido, o estudante pode passar por vários outros setores como Economia, Direito e Esportes. Agora, confira algumas especialidades que o jornalista pode seguir:

  • Jornalista Esportivo;
  • Fotojornalista;
  • Jornalista Ambiental;
  • Assessor de Imprensa;
  • Jornalista Policial;
  • Repórter;
  • Jornalista Econômico.

O que faz um Jornalista em geral?

Um jornalista, em sua função mais geral, tem o trabalho de apurar os fatos. A partir disso, ele tem o dever de contar esses fatos usando os meios de comunicação. Dessa maneira, o profissional deve informar o seu público com:

  • Notícias;
  • Reportagens;
  • Entrevistas;
  • Artigos.

Isso tudo pode ser feito independente do cargo que ele possui em uma empresa. Além disso, ele pode optar por trabalhar de forma autônoma na produção das notícias. Do mesmo modo, há como disponibilizar seus serviços como freelancer.

As atribuições da prática

Durante os quatro anos de graduação, o aluno aprende como construir diversos produtos midiáticos. Portanto, ao se formar, pode-se dizer que ele está pronto para produzir, ser repórter ou apresentar um telejornal.

O que faz um Jornalista Esportivo?

A primeira das especialidades do jornalista é voltada para os fãs de esporte. Acima de tudo, é um campo que requer os conhecimentos do profissional junto aos conhecimentos esportivos.

Dito isso, esse é o tipo de pessoa escalada para dar notícias sobre várias modalidades esportivas. Assim, é também o que sai na frente na hora que for preciso cobrir algum evento como:

  • Olimpíadas;
  • Copa do Mundo;
  • Superbowl;
  • NBA.

O que faz um Fotojornalista?

Essa especialidade é tanto para jornalistas quanto para fotógrafos nos dias de hoje. Afinal, é onde o profissional foca as suas atividades para fazer fotos de cunho jornalístico. Caso não saiba, são as imagens que você vê em jornais, artigos e revistas.

As produções desse tipo de função unem as técnicas de jornalismo e fotografia na prática. Como resultado, o que se tem é um produto feito com olhar voltado para notícias. Dessa forma, há muitas emissoras, editoras e agências que adquirem essas fotos.

Qual a diferença entre fotografia tradicional e fotojornalismo?

A grande diferença está nos assuntos fotografados pelo profissional desse campo, que dispensam cenários montados. Ou seja, o foco aqui, é fazer o clique de um fato mais espontâneo.

Os ensaios feitos na fotografia convencional são todos produzidos com controle de luz e pose. O fotojornalismo, por sua vez, se produz independente desses fatores, onde o objeto chega a ser mais importante do que a qualidade das imagens.

O que faz um Jornalista Ambiental?

As atribuições desse jornalista em específico já devem estar meio explícitas devido ao seu nome. A princípio, trata-se do foco em produção de notícias e apuração de fatos relacionados ao meio ambiente.

Tour pela prova do Enem

Nesse caso, então, o objetivo das produções não é só informar, mas sim conscientizar. Dessa forma, esse é um jornalista que está sempre envolvido com várias causas ambientais.

Isso significa que o seu modo de atuar vai envolver muito a natureza. Além disso, é o tipo de pessoa que vai analisar e mostrar os impactos da atividade humana. Por fim, suas ações também incluem

  • Provocar debates sobre tópicos do meio ambiente;
  • Tornar públicos atos de vida saudáveis;
  • Fazer com que assuntos ignorados ganhem visibilidade.

O que faz um Assessor de Imprensa?

De modo geral, há um certo embate entre o que faz um Jornalista e o Assessor de Imprensa. Acima de tudo, porque as ações do profissional podem ir contra o que se aprende na faculdade de Jornalismo.

Suas atribuições, nesse sentido, devem proteger a imagem e a reputação de uma pessoa pública ou empresa. Do mesmo modo, cabe a ele fazer a gestão de crises e outras tarefas como:

  • Criar estratégias de comunicação;
  • Fortalecer a marca;
  • Envio de Press Release;
  • Follow Up;
  • Clipping.

O que faz um Jornalista Policial?

Em resumo, é o cargo onde o foco são as produções de reportagens policiais. Assim, o jornalista policial faz a cobertura se baseando no que se aprende na faculdade para apurar fatos:

  • Do sistema penitenciário;
  • Criminais;
  • De segurança Pública;
  • Judiciais;
  • De investigações policiais.

Hoje em dia, as notícias e reportagens são sempre veiculadas em telejornais e programas jornalísticos. Por último, são notícias com um tom mais sério e que abordam situações trágicas.

Quais são as atribuições do repórter?

O repórter é a especialidade do jornalista que quer fazer parte das matérias. Afinal, é ele quem fica a cargo de apresentar a reportagem e entrevistar os personagens. Além disso, ele também faz a narração da produção quando necessário.

Este profissional é fundamental para o dia a dia de um telejornal, porque sem ele, não tem matéria. Portanto, pode-se dizer que é um dos principais responsáveis por fazer a notícia chegar ao telespectador.

De modo geral, ele não só tem a função de executar a pauta atribuída, como também ajudar na edição do material. Vale lembrar que o repórter também é importante para noticiar situações ao vivo em momentos mais urgentes.

O que faz um Jornalista Econômico?

Também chamado de Jornalista de Economia, é quem apura e noticia os fatos da área. Porém, não é só isso, visto que esse profissional também deve fazer análises dos aspectos financeiros.

Isso engloba economia, o mercado imobiliário e até o de empregos entre suas atividades. Dessa maneira, essa especialidade deve mostrar não só apreço pelos números, como por avaliação dos impactos das situações para as empresas.

Como ser um bom Jornalista com a Unopar

Antes de escolher a sua especialidade, é preciso se formar em uma boa faculdade. Então, saiba que a Unopar é a melhor opção para você se graduar em Jornalismo. Afinal, ela dá todas as ferramentas para que isso seja possível.

Esses pontos incluem uma educação com alto nível de qualidade e suporte ao aluno. Dessa forma, ela tem tradição em garantir que os alunos possam ter bom desempenho nas disciplinas.

A instituição também oferece caminhos que tornam o curso acessível para todos os estudantes. Assim, qualquer aluno pode entrar, independente da condição financeira. Agora, caso tenha gostado, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.