Quantos anos dura a Faculdade de Odontologia? Veja a duração média e carga horária!

profissional de odontologia legal

Desconto nota do Enem

É importante saber quantos anos dura a Faculdade de Odontologia para se preparar. Afinal, você deve se organizar por todo esse tempo até se tornar um profissional. Ainda mais, é preciso saber o que está por vir nesses períodos.

Veja qual é a duração do curso de Odontologia e a sua matriz curricular. Saiba também como funciona e se esse tempo pode diminuir ou aumentar. Por fim, veja qual é a melhor instituição para o ensino.

Quantos anos tem a Faculdade de Odontologia?

O curso dura em média 10 semestres. Ou seja, são cinco anos de estudo até se formar um odontologista. Mas, é claro, isso sem considerar possíveis dependências que o aluno pode adquirir durante os períodos.

A carga horária total é de quatro mil horas. Além disso, para concluir é preciso fazer o TCC e estágio. Por todos esses anos, o estudante terá contato com diversas áreas da Odontologia para no fim decidir por qual caminho seguir.

Para ajudar ainda mais no conhecimento, as instituições oferecem matérias optativas. Então, o aluno pode aprender mais sobre outras áreas. Desse jeito, coloca tudo o que aprendeu em prática e se torna um profissional ainda melhor.

Veja a carga horária de Odontologia por semestre na Unopar!

As quatro mil horas são divididas em dez semestres. Assim, a carga horária vai aumentando de acordo com os anos, então é necessário focar cada vez mais nos estudos. Por exemplo, o primeiro período tem 285 horas e o último 545:

  • 1º semestre: 285 horas 
  • 2º semestre: 285 horas 
  • 3º semestre: 355 horas 
  • 4º semestre: 365 horas 
  • 5º semestre: 415 horas 
  • 6º semestre: 425 horas 
  • 7º semestre: 425 horas 
  • 8º semestre: 435 horas 
  • 9º semestre: 465 horas 
  • 10º semestre: 545 horas

É importante lembrar que há atividades complementares que devem ser entregues até o fim do curso. Ainda mais, não se esqueça do estágio, que começa no 5º semestre, e do TCC, no 9º. Desse jeito, é possível se preparar melhor para a graduação.

Tour pela prova do Enem

Veja como funciona a duração do Curso de Odontologia

A carga horária oferece créditos aos alunos, que vai variar de acordo com a disciplina. Isso pode interferir em quantos anos dura a Faculdade de Odontologia. Caso seja sua segunda graduação, os créditos adquiridos na primeira podem eliminar algumas matérias.

E as chamadas DP’s?

As dependências também podem afetar o tempo do curso. Ou seja, são matérias que o aluno não conseguiu concluir. Além disso, as DP’s podem chegar por diversos motivos, como faltas em muitas aulas ou não atingir as notas necessárias.

Essas DP’s podem ser feitas no semestre seguinte, junto com as novas disciplinas. Mas, também há a possibilidade do aluno fazer após a conclusão do último período. Nesse caso, ele só receberá o diploma após finalizar a dependência.

Tecnólogo ou graduação?

Em algumas instituições há a opção do aluno fazer um tecnólogo, com uma duração menor. Assim, o foco é mais na prática e é menos abrangente que a faculdade. Na Unopar, o curso de Odontologia é na modalidade de bacharelado, sem possibilidade de tecnólogo.

Faça seu curso dos sonhos na Unopar!

Agora que você já sabe quantos anos dura a Faculdade de Odontologia, é hora de escolher a instituição. Então, essa decisão é uma das mais importantes. Afinal, o curso precisa de muita prática e, para isso, é preciso ter laboratórios bem equipados.

Optar por fazer a faculdade na Unopar pode ajudar no seu ensino. Assim, a instituição oferece as ferramentas adequadas para concluir o curso da melhor maneira. Ainda mais, possui docentes qualificados que podem te auxiliar durante os semestres.

São quase 50 anos de história formando profissionais capacitados. Além disso, a faculdade está sempre de olho nas novidades de cada área para oferecer as melhores aulas aos estudantes.

Não deixe essa oportunidade passar e se torne um dos melhores profissionais do mercado. Para a Unopar o estudante e seu bem-estar é o mais importante. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.