O que faz um Radiologista? Conheça as funções desse profissional!

Desconto nota do Enem

Entender o que faz um Radiologista vai te auxiliar em que carreira seguir. Então, este artigo trará dados sobre os diferentes cargos e setores deste profissional, bem como, as principais áreas de atuação e porque você deve escolher a Unopar nesta jornada.

O que faz um Radiologista

O físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen foi quem descobriu o raio-X e colaborou para que médicos pudessem ver seus pacientes de dentro para fora. Mas, isso sem oferecer danos à saúde e, foi assim que nasceu a Radiologia.

Um radiologista, para atuar no mercado precisa de uma formação em tecnologia, ou seja, faculdade com dois anos de duração. Assim, ele terá acesso às técnicas e saberes para trabalhar no ramo.

Ele está presente em hospitais, clínicas e laboratórios e trata de diagnósticos através da imagem. Em resumo, produz fotos do interior do corpo humano para auxiliar os médicos e sua equipe em como tratar seus pacientes.

Principais exames radiológicos

Essas imagens são obtidas através de exames que usam radiação ionizante para que os detalhes do corpo humano sejam revelados. Assim, é possível avaliar o real estado de saúde do paciente em tratamento, são eles:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassom;
  • Mamografia, entre outros.

O profissional que realiza esses exames recebe o nome de radiólogo. Por isso, para entender o que faz um Radiologista é necessário saber que além do manuseio das máquinas, ele é responsável pela saúde e bem-estar dos pacientes.

Saiba o que faz um Radiologista em diferentes cargos e áreas

Este perito não só realiza os exames de imagem, além disso, ele tem outras atribuições no cargo que são cruciais, tanto antes quanto depois da realização dos perfis por imagem:

  • Preparar pacientes;
  • Instruir sobre exames;
  • Executar os exames;
  • Manusear de itens ligados aos exames;
  • Organizar da sala de exames;
  • Acompanhar o processo de radioterapia.

Para ter destaque na carreira, é importante focar em uma especialização adequada. Por isso, há uma lista com as principais áreas de atuação desse perito para que você decida qual delas irá seguir após a sua formação.

O que faz um radiologista especializado em Raio-X

Esse é um dos campos mais comuns do setor e de forma geral aplicado nas áreas de traumas e ortopedia. Além disso, são também muito usados para avaliar o esqueleto humano, bem como as funções do pulmão na maioria dos casos.

O que faz um radiologista especializado em Tomografia Computadorizada

A tomografia é um exame que permite uma varredura interna com visão mais precisa. Por isso, é usada para analisar de forma clara os órgãos internos em alta resolução. Por fim, é um método não invasivo, o que faz um Radiologista crucial para tratar doenças.

O que faz um radiologista especializado em Mamografia

Esse exame é um dos maiores aliados no combate ao câncer de mama. Isso porque ele mostra em detalhes os dados funcionais das mamas e detecta possíveis lesões. Portanto, pode ser digital, DR ou convencional.

O que faz um radiologista especializado em Densitometria Óssea

A Densitometria é capaz de detectar o estágio de desgaste dos ossos através da análise da sua massa. Portanto, doenças como osteoporose só são vistas com este tipo de exame. Por fim, é uma das áreas com grande potencial no mercado.

Tour pela prova do Enem

O que faz um radiologista especializado em Ressonância Magnética

Traduz o corpo humano em imagens coloridas, em alta precisão e com volume. Esse exame é muito usado na área de Neurologia. Isso porque detecta com clareza possíveis problemas de saúde no cérebro.

O que faz um radiologista especializado em Medicina Nuclear

Esse método é um pouco mais invasivo que os demais por se tratar da introdução de material radioativo em baixas quantidades no organismo para detectar problemas de saúde. Assim, sempre há uma equipe multidisciplinar aliada ao profissional.

Como está o mercado de trabalho de Radiologia?

O perito que decide atuar no setor de Radiologia tem amplas chances de trabalho. Além disso, pela autonomia, pode atuar em vários postos no mercado como centros diagnósticos, clínicas, hospitais, bem como em fábricas.

Ele é responsável pela saúde e bem estar do paciente, além de manter a sua própria integridade física durante a execução dos exames. Por isso, deve ficar atento a todos os riscos que envolvem o processo, como o uso de objetos em metal, por exemplo.

A pandemia ampliou a necessidade de novos peritos o que faz um Radiologista ser um dos mais buscados na área. Por isso, houve um aumento de 732% de chances no mercado durante este período.

Procure se destacar no mercado

Algumas formas de obter sucesso nessa carreira é através do networking e se especializar. Além disso, fique atento à sua postura na profissão e se destaque dos demais se mantendo atualizado com o que há de novo no setor.

Comece hoje mesmo a sua graduação na Unopar!

A Unopar conta hoje com quase 50 anos de jornada e muitos profissionais com gabarito no mercado por conta dos seus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, com polos de ensino em todo o país.

Esta faculdade tem o foco na melhoria contínua do seu ensino, bem como, da tecnologia aplicada em seus cursos, clínicas e laboratórios. Por isso, é o que faz um Radiologista formado pela Unopar ter destaque no mercado com as melhores chances.

Diferenciais da Unopar

Para escolher de forma mais eficaz a sua nova instituição de ensino, tenha foco no que a torna diferente. Portanto, a Unopar é líder no mercado de educação superior e conta com vários recursos de excelência para o apoio acadêmico:

  • Vestibular online;
  • Preparo para ingressar no mercado de trabalho;
  • Bolsas de estudo e outras opções de desconto;
  • Tecnologia de ponta nas clínicas e laboratórios.

O principal é o ensino com foco no aluno, ou seja, de forma interativa e dinâmica. Isso porque conta com docentes mestres e doutores que trazem sua experiência real para a sala de aula por atuar no ramo.

Sua carreira começa aqui

Agora que você entendeu como funciona o ramo da Radiologia, suas principais especializações, bem como as chances no mercado de trabalho, deixe a Unopar ajudar na sua jornada. 

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.