Segurança no trabalho: entenda a importância e saiba como atuar

Segurança no trabalho

Desconto nota do Enem

O bem-estar e a saúde dos colaboradores têm sido encarados com seriedade por parte das empresas. Não é à toa que muitos estudantes procuram o curso de Segurança no Trabalho para ingressar nessa área tão em alta.

Além de os profissionais da área ajudarem a reduzir o risco de acidentes, eles proporcionam mais qualidade de vida ao trabalhador. Isso se aplica na construção civil, em indústrias, hospitais e em diferentes tipos de empresas.

Ficou interessado e quer saber como é a atuação em Segurança no Trabalho? Então, continue a leitura!

O que é Segurança no Trabalho?

A Segurança no Trabalho é a área que avalia os fatores de risco e as causas de acidentes durante o exercício do trabalhador. Além disso, define medidas preventivas no ambiente corporativo.

O objetivo principal é prevenir doenças ocupacionais, acidentes e outros problemas que podem prejudicar a saúde dos profissionais. Logo, tanto a empresa quanto os funcionários são beneficiados, pois as chances de acidentes são reduzidas.

Por que é necessário investir no ensino superior?

Para ser um profissional da Segurança no Trabalho é fundamental se especializar na área. Portanto, um curso Tecnólogo é a melhor escolha para quem está em busca de uma formação completa e que agregue valor ao aprendizado.

Veja, a seguir, os principais motivos de se investir em uma faculdade do ramo:

  • mercado de trabalho aquecido — cada vez mais requisitado pelas corporações, o profissional responsável por garantir o cumprimento das obrigações legais dentro de uma empresa encontra um mercado de trabalho em constante expansão;
  • rapidez — os cursos Tecnólogos têm um tempo de duração reduzido. Com isso, você recebe uma formação completa e consegue ingressar no mercado rapidamente;
  • salários atrativos – a média salarial do profissional formado é de R$ 2.661,75*, mas saiba que é possível aumentar os ganhos com tempo de experiência e especialização.

Como é a faculdade de Segurança no Trabalho?

Se você pensa em trabalhar em indústrias ou empresas, já deve ter pesquisado sobre os cursos de Logística ou Segurança do Trabalho, certo? Apesar de parecidas, as duas graduações são bem diferentes na prática. A segunda opção é do tipo Tecnólogo e tem duração média de 3 anos.

Tour pela prova do Enem

Durante a faculdade, você estudará diversos conteúdos sobre a legislação internacional e brasileira. Além disso, aprende disciplinas básicas para manter o bem-estar dos colaboradores e o bom funcionamento de uma empresa. As principais matérias vistas são:

  • Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho;
  • Ergonomia Industrial;
  • Perícia Trabalhista e Avaliação de Desempenho;
  • Laudo Técnico e Condições do Trabalho;
  • Toxicologia e Segurança.

O curso pode ser feito na modalidade de ensino semipresencial. A Unopar EAD oferece um ensino de qualidade aos estudantes e essa opção é ideal para quem busca flexibilidade. Nesse caso, é importante comparecer ao polo de ensino de uma a 3 vezes por semana.

Além disso, a interação continua com colegas e tutores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em relação à mensalidade, saiba que é possível estudar Segurança no Trabalho na Unopar pagando a partir de R$ 199,00* por mês.

Apesar do excelente valor, nem todos conseguem arcar com os custos da graduação, não é mesmo? Por isso, é possível ter desconto na faculdade particular por meio de bolsas de estudos oferecidas por nossa instituição de ensino. As principais são:

  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares.

Além disso, nossos alunos contam com acesso a vantagens exclusivas. Temos formas de ingresso facilitadas, corpo docente formado por especialistas e infraestrutura completa, com tudo que você precisa para ter uma formação de qualidade.

Seja um profissional de sucesso!

Como vimos, o profissional de Segurança no Trabalho está apto para atuar em diferentes empresas, com o objetivo de promover a segurança dos trabalhadores. Por ser uma graduação ofertada no modelo Tecnólogo, é uma excelente alternativa para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.