Saiba tudo sobre a Faculdade de Engenharia de Produção!

engenharia mecânica ou elétrica

Desconto nota do Enem

A Faculdade de Engenharia de Produção é uma das mais conhecidas dentro do campo da Engenharia. Por isso, acaba sendo um dos vestibulares mais concorridos da área. Conheça mais sobre o curso para saber se ele é o ideal para você.

O que é Engenharia de Produção?

Quem se forma nesse curso cuida dos processos produtivos. Ou seja, desde o planejamento até os custos com a produção. Nesse caso, um dos objetivos do engenheiro é fazer com que os gastos sejam mais baixos, mas sem prejudicar a empresa.

É ele quem gerencia e dimensiona os processos. Ainda mais, pode entrar tanto na parte do desenvolvimento organizacional quanto no financeiro. Mas, é claro, isso vai depender de em qual área o profissional vai se especializar.

Caso haja problemas na produção, o engenheiro deve fazer testes para localizar e resolver. Além disso, para que sua atuação seja o melhor possível é preciso de alguns conhecimentos como:

Quantos anos dura a Faculdade de Engenharia de Produção?

A graduação na área tem, em média, cinco anos e é do tipo bacharelado. Ou seja, no total são dez períodos no curso superior. Ainda mais, TCC e estágio são obrigatórios para poder se formar.

Sua grade tem 3,6 mil horas que são divididas entre todos esses semestres. Durante a faculdade, o aluno tem contato tanto com matérias práticas quanto teóricas. Isso significa, então, que não é possível fazer ensino EAD, já que há funções em espaços equipados.

O estudante também tem 420 horas de atividades complementares para entregar e disciplinas optativas. Assim, ele pode sair do bacharelado com outros conhecimentos que agregam na Engenharia. No fim, é algo que conta bastante para o mercado de trabalho.

Quais são as disciplinas do curso de Engenharia de Produção?

Logo no primeiro momento, o aluno vai se deparar com matérias de Computação e Ciências Exatas. Ou seja, é preciso estar preparado para lidar com números e tecnologia. Depois, começam a ser tratados assuntos como:

  • Gestão Financeira e Econômica;
  • Produção;
  • Gestão de Pessoas e Qualidade.

Na Faculdade de Engenharia de Produção também há disciplinas sobre os materiais dos processos produtivos. Ou seja, tudo para preparar o aluno para as funções da profissão, então, algumas das matérias do curso superior são:

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Química e Ciência dos Materiais; 
  • Métodos Matemáticos;
  • Processos de Fabricação.

As modalidades para fazer Engenharia da Produção

Hoje, existem três tipos de ensino para fazer o bacharelado. Assim, o aluno pode ter três opções para escolher como quer aprender. Mas, em Engenharia de Produção só há duas possibilidades, o presencial e o semipresencial.

Isso acontece por ser uma área em que o aluno precisa de prática. Por isso, a instituição deve oferecer os espaços equipados para aprender. Conheça mais sobre essas duas formas de ensino e veja qual melhor se encaixa com você.

Presencial

Essa é a forma mais conhecida e que costuma ser a maioria nos cursos de graduação. Aqui, o aluno deve ir todos os dias até a instituição para ter as aulas, exceto quando há uma ou outra matéria a distância.

Tour pela prova do Enem

Semipresencial

O estudante precisa ir até a Faculdade de Engenharia de Produção apenas alguns dias da semana. Então, o restante é feito de forma totalmente online. No fim, é bom para quem quer mais autonomia para estudar, mas ainda deseja frequentar a sala de aula.

Perfil do aluno da Faculdade de Engenharia de Produção

Caso você queira se dar bem no bacharelado, algumas habilidades são essenciais. Mas, é claro, não é necessário já entrar no curso com todas elas. É possível aprender no decorrer das aulas ou começar a treiná-las desde já.

Essas habilidades fazem com que o dia a dia na profissão seja muito mais fácil. Além disso, são traços que os recrutadores costumam dar atenção na hora de procurar um novo empregado.

Para saber quais são é preciso levar em conta como o engenheiro deve trabalhar e com o que ele vai lidar. Então, se o seu sonho é fazer Engenharia de Produção, é preciso de habilidades como:

  • Raciocínio lógico;
  • Gostar de novas tecnologias;
  • Saber e gostar de aprender sobre Ciências Exatas;
  • Conseguir lidar com desafios;
  • Saber resolver problemas de forma fácil.

O mercado para quem faz Faculdade de Engenharia de Produção é bom?

Quem quer se tornar bacharel em Engenharia de Produção não precisa se preocupar. Essa área é uma das mais aquecidas e achar vagas de emprego não é difícil. Afinal, ela une tanto Administração quanto Engenharia.

Esse campo está sempre crescendo, mesmo em momentos de crise. Ou seja, é difícil se formar engenheiro de produção e ficar desempregado. Além disso, existem chances de trabalhos em áreas como:

  • Comércio;
  • Empresas, indústrias e fábricas;
  • Prestação de serviços;
  • Bancos;
  • Pesquisa e ensino;
  • Setor público.

Lembre-se de que ter muitas vagas não é o mesmo que ter um emprego de forma fácil. No fim, é preciso de experiência e fazer suas funções da forma correta. Por isso, investir em cursos e pós-graduação pode ser uma boa dica para se dar ainda melhor no campo.

Salário de um engenheiro de produção

O dinheiro também conta na hora de escolher seu curso ideal. Então, é importante saber o que a Faculdade de Engenharia de Produção pode oferecer após concluir o curso. Mas, a média salarial é boa, com R$ 7,7 mil em uma jornada de 42 horas por semana.

Não só isso, mas dentre todas as profissões a Engenharia de Produção tem uma das remunerações mais altas. Os valores para quem está iniciando no mercado costumam ficar acima de R$ 4 mil.

Escolha fazer Faculdade de Engenharia de Produção na Unopar!

A Unopar é a melhor opção para quem deseja fazer o curso em uma boa instituição. O aluno sai preparado para o mercado de trabalho e, além disso, tem ajuda da universidade nos anos de graduação.

Uma de suas maiores vantagens é a parceria com o Canal Conecta. Assim, o aluno tem acesso à vagas exclusivas em diversas empresas. Desse jeito, conseguir oportunidades de emprego é muito mais fácil.

Seu corpo docente tem excelentes profissionais e os espaços de prática são equipados para os alunos da Faculdade de Engenharia de Produção. Por isso, não deixe de fazer o curso superior na Unopar e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.