Vestibular de Engenharia Civil da Unopar: Aprenda tudo sobre nossas formas de ingresso!

faculdade de Engenharia

Desconto nota do Enem

O vestibular de Engenharia Civil da Unopar é um dos mais concorridos, devido a alta qualidade do curso. Então, é importante conhecer como funciona a prova e como é o curso oferecido pela instituição.

As formas de ingresso para a Unopar são:

Os estudantes podem entrar na universidade de diferentes formas. Por isso, é essencial entender como é cada uma delas para decidir qual é a melhor opção para o seu ingresso na graduação.

  • Vestibular tradicional;
  • Nota do Enem;
  • Transferência externa;
  • Vestibular online.

Todas as alternativas são oferecidas pela Unopar ao longo do ano letivo. Mas, antes de decidir qual será o seu método de entrada é importante conferir as datas que alguns dos processos ocorrem.

Os dias de prova ou das inscrições ficam disponíveis no site da universidade. Além disso, na página também se encontram todas as informações como os editais e os documentos necessários para que você possa concluir o processo. 

Quem deseja ingressar na universidade precisa conferir quando as inscrições abertas vão começar. Mas, no geral, estas datas acontecem entre novembro e dezembro, além disso, ocorrem em abril. Então, é possível ingressar duas vezes no ano, uma em cada semestre.

Vestibular tradicional para o curso de Engenharia Civil

É uma prova comum que possui questões de matemática, português, física, química, geografia e história. Também tem um tópico para que o estudante faça uma redação, para medir o nível de conhecimento.

Costuma ocorrer em um dia definido e os alunos precisam se locomover até o local combinado para realizar o teste. No geral, são feitos nos polos das instituições, que são vários em cada estado. Então, basta escolher o mais próximo para fazer a prova.

O que levar para a prova

É importante levar caneta, lápis e borracha para poder marcar as alternativas. Além disso, os estudantes podem ter uma garrafa de água e pequenos lanches, como:

  • Salgadinhos;
  • Barra de cereais;
  • Frutas;
  • Barra de chocolate.

Ingresso por nota do Enem para Engenharia Civil

O vestibular de Engenharia Civil da Unopar é uma das formas de entrar na faculdade, mas não é a única. Isso porque, os estudantes podem escolher usar a nota obtida pelo Enem para ingressar na instituição

Este é um dos processos mais simples, o aluno precisa apenas cadastrar a nota obtida no exame. Dessa forma, se ela for o suficiente para estar dentro da universidade o aluno já comprovou a sua capacidade e pode finalizar a matrícula.

Os dados inseridos devem ser de um Enem recente, de no máximo cinco anos. Assim, todas essas informações ficam disponíveis no site do Inep. Elas podem ser acessadas a qualquer momento por quem já prestou alguma prova.   

Transferência externa para Engenharia Civil

As pessoas que já fazem universidade em outros locais têm facilidade de se transferir para a Unopar. Então, basta acessar o site e ver se há disposição do seu curso na região em que pretende estudar e verificar a documentação necessária para a transferência.

Tour pela prova do Enem

É importante ressaltar que ela tem muitos polos abertos em todo o Brasil. Por isso, é interessante saber qual fica mais perto de você antes de fazer a sua escolha, já que em alguns momentos será preciso visitar o local, mesmo em caso semipresencial.

Vestibular Online para Engenharia Civil

A Unopar também oferece um vestibular online, trata-se de uma prova para selecionar os alunos com capacidade para entrar no curso. Assim, ela é aplicada em uma certa hora e tem um tempo determinado para ser realizada.

Os alunos que optam por essa modalidade podem fazer o exame em suas casas e em questão de poucas horas. Dessa forma, evita transtornos com transporte e acontece de forma rápida e segura.

Este estilo de avaliação é novo, mas tem conquistado um grande espaço por ser mais veloz e ter menos custos para os polos. Portanto, no futuro este deve ser um dos meios mais utilizados por todas as universidades.

Solicitação de PROUNI e FIES para Engenharia Civil

O vestibular de Engenharia Civil da Unopar é o primeiro passo para entrar no curso. Mas, os estudantes também podem usar programas como PROUNI e FIES para conseguir isenções de custos.

Para isso, é preciso se adequar na faixa de renda mínima e de condição social estipulada pelos editais. Caso o seu perfil se encaixe nesse caso é preciso analisar e separar os documentos pedidos e fazer a sua inscrição.

PROUNI

O PROUNI é um programa do governo que concede bolsas de estudos para universitários. Assim, elas podem ser de 50% ou 100%, isso vai variar de acordo com a classificação na qual o aluno se encaixa.

FIES

Trata-se de um financiamento estudantil, ou seja, você irá cursar a faculdade e começar a pagar as parcelas depois, quando se formar. Dessa forma, quem não tem dinheiro suficiente para arcar com os custos do curso tem uma ótima oportunidade de se formar.

Segunda graduação para Engenharia Civil

Quem quer fazer uma segunda graduação também tem espaço na faculdade. Para isso não é preciso fazer o vestibular de Engenharia Civil na Unopar, mas sim apresentar os documentos que confirmem sua formação.

A faculdade ainda oferece descontos interessantes para quem deseja se formar de novo. Portanto, basta entrar no site da instituição e verificar quais são os passos para a sua matrícula. 

Faça o vestibular de Engenharia Civil da Unopar

A prova é uma grande oportunidade para que você se torne um engenheiro civil reconhecido. Afinal, são mais de 40 anos oferecendo ensino de qualidade e atendendo a milhares de estudantes no país.

São diversos polos presenciais e semipresenciais que se adequam nas suas condições financeiras e também nos seus horários. Então, aproveite as chances que a instituição oferece e comece já a sua carreira!

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.