Quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Mecânica? Veja a duração média desse curso!

engenharia civil ou agronomia

Desconto nota do Enem

Saber quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Mecânica é importante para começar a planejar seu futuro. Assim, você já pode começar a pensar em como será a sua vida acadêmica. Ainda mais, é importante saber o que vai encontrar no curso.

Veja quanto tempo é preciso passar no ensino superior para se formar em Engenharia Mecânica. Além disso, conheça a carga horária durante todos os semestres e se prepare para fazer o curso dos seus sonhos.

A duração da Faculdade de Engenharia Mecânica é de 5 anos em média

Quem deseja se formar como engenheiro mecânico deve estar pronto para passar cinco anos estudando, ou seja, são dez semestres de curso no total. Nesse tempo, o aluno vai aprender tanto a teoria quanto a prática da profissão.

A carga horária completa é de 3.600 horas, divididas nas disciplinas de cada um dos períodos. Ainda mais, os alunos devem fazer o TCC e o estágio obrigatórios para se formar.

É possível escolher tanto o tipo de graduação presencial quanto o semipresencial. Para isso, você deve saber qual melhor se encaixa com o seu dia a dia. Engenharia Mecânica é uma matéria que precisa de prática e, por isso, o ensino EAD não é viável.

Veja a carga horária de Engenharia Mecânica por semestre na Unopar!

Para aproveitar o curso ao máximo, as 3.600 horas são divididas nos dez períodos. No fim, alguns podem ter mais horas do que outros. Além disso, o semestre com mais carga horária é o 8º, com 420 horas.

Veja as horas por período para quem quer fazer Engenharia Mecânica na Unopar. Ainda mais, lembre-se que nos últimos o TCC e o estágio estão inclusos, logo, prepare-se para estudar:

  • 1º semestre: 290 horas;
  • 2º semestre: 290 horas;
  • 3º semestre: 290 horas;
  • 4º semestre: 290 horas;
  • 5º semestre: 290 horas;
  • 6º semestre: 290 horas;
  • 7º semestre: 290 horas;
  • 8º semestre: 420 horas;
  • 9º semestre: 360 horas;
  • 10º semestre: 370 horas.

Também é preciso fazer atividades complementares

Ao fazer as contas, é possível perceber que todas essas horas não resultam em 3.600. Mas, é porque também tem atividades complementares. No total, são necessárias 420 horas de tarefas para poder concluir o curso e se formar.

Tour pela prova do Enem

Quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Mecânica

Você já sabe quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Mecânica, mas existem alguns fatores que podem mudar esse tempo. Ou seja, pode tanto ser um tempo menor quanto um maior.

As temidas DPs

Essa sigla significa dependência em uma matéria, que é quase como repetir de ano no período do ensino médio. No entanto, na graduação acontece de outra forma. O aluno não precisa refazer todas as disciplinas, só aquela em que não atingiu a nota necessária.

Também é possível fazer a DP junto ao próximo período. Além disso, o aluno pode optar por refazer a disciplina após o curso acabar. Porém, nesse caso, ele só recebe o diploma após concluir a dependência.

Outra forma de se formar mais cedo é fazer um tecnólogo. Ou seja, um curso que tem uma duração menor e mais focado na prática. Por isso, a área não é estudada de forma aprofundada como no bacharelado, e o diploma não é igual.

A Unopar te ajuda no decorrer do curso de Engenharia Mecânica!

Depois de ver quantos anos dura a Faculdade de Engenharia Mecânica, é hora de escolher a instituição para estudar. Afinal, é preciso optar por um lugar que ajude o aluno durante todos os dez semestres do curso, para isso, a melhor opção é a Unopar.

Além de um ótimo corpo docente e espaços equipados, a Unopar dá toda a assistência necessária aos estudantes. Para melhorar, há uma parceria com o Canal Conecta. Assim, você tem acesso à vagas exclusivas.

Faça Engenharia Mecânica na melhor instituição e se forme já com experiência no ramo. Então, será muito mais fácil entrar no mercado de trabalho. 

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.