Você sabe o que faz um farmacêutico?

farmacêutico

Desconto nota do Enem

A profissão de farmacêutico está muito além daquele profissional que fica somente nas farmácias. Por isso, conhecer a rotina da profissão que você pretende ingressar é importante.  Assim, consegue decidir se as atribuições e possibilidades de atuação é o que espera para a sua carreira profissional.

curso de Farmácia, por exemplo, permite atuar em mais de 70 atividades na área da saúde, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Então, se você pensa em se tornar um farmacêutico, confira, neste artigo, algumas informações importantes sobre essa graduação.

Vamos lá?

Como é o dia a dia de um farmacêutico? 

Afinal, o que faz um farmacêutico? Como é a sua rotina de trabalho? Para saber quais as atribuições de um graduado em Farmácia, é preciso entender qual a área de atuação escolhida. Porém, tenha atenção para a função nesse ramo, porque algumas deles necessitam de especializações específicas. 

Fazendo o curso para farmacêutico, você poderá trabalhar nas vertentes que veremos a seguir.

Farmacêutico clínico

Voltado para o relacionamento com pacientes, o farmacêutico clínico ajuda na análise e identificação de doenças, além de auxiliar médicos e enfermeiros no tratamento. Com ampla habilidade e conhecimentos técnicos sobre medicamentos, você poderá prescrever receitas e até mesmo aplicar alguns tipos de testes.

Farmacêutico nuclear

Com a necessidade de especialização, o farmacêutico nuclear gerencia o descarte de materiais e resíduos radioativos, manipula radiofármacos e monitora pacientes que fazem uso desse tipo de substância.

Farmacêutico industrial

Além de atuar no controle de qualidade das indústrias, nessa área do curso de Farmácia, você supervisiona a produção, pode ser o responsável técnico pelas fórmulas, faz auditorias sanitárias e avalia toda a documentação dos mais variados tipos de produtos e substâncias.

Farmacêutico hospitalar

Esse profissional receita e avalia o uso de medicamentos pelos pacientes ambulatoriais, além de gerenciar o processo logístico de fármacos dos hospitais. Ou seja, é o responsável por garantir a segurança das pessoas e a correta manipulação das dosagens.

Tour pela prova do Enem

Farmacêutico Homeopata

Especializado em Farmácia Homeopática, você poderá prescrever esse tipo de medicamento, atuar na manipulação e como responsável técnico pelas fórmulas. Além de gerenciar todas as etapas da sua produção.

Quanto ganha um farmacêutico? 

salário de um farmacêutico fica em torno de R$ 3.508,61*. Lembrando que a remuneração do formado em Farmácia, assim como qualquer outra profissão, pode variar conforme as especializações, setor e porte da empresa que trabalha, se é concursado ou não e dos anos na carreira.

Para ser um bom farmacêutico, é importante que você tenha uma boa capacidade de avaliação, para identificar situações em que cada medicamente é necessário, ter facilidade em química e saber lidar com o público, pacientes e doenças.

Como é a faculdade de Farmácia? 

Essa é uma graduação que pode ter duração de até 5 anos. Classificada como um curso da área da saúde, a sua grade curricular de Farmácia terá, entre outras matérias, os seguintes conteúdos:

  • Química;
  • Toxicologia;
  • Patologia aplicada;
  • Anatomia;
  • Farmacologia.

Em relação ao valor da mensalidade da faculdade de Farmácia, sabia que na Unopar é possível conseguir bolsa de estudos de até 100%? Uma das alternativas é usar a sua nota do Enem no vestibular. Quanto maior a sua pontuação, maior o seu desconto — pode variar de 10% 100%.

Então, podemos dizer que vale a pena fazer faculdade de Farmácia. Entre tantos outros benefícios exclusivos, além da bolsa para estudar Farmácia, temos a parceria com o Canal Conecta. Assim, você encontra emprego muito mais fácil!

Agora é com você!

A Farmácia é uma área necessária em diversos âmbitos da sociedade e está mais presente na nossa rotina do que imaginamos. Logo, as suas oportunidades de atuação como farmacêutico e ascensão de profissão são diversas.  

Que tal começar a investir no seu futuro com a Unopar? Faça a inscrição no vestibular!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.