O que faz um advogado? Veja as funções em diferentes cargos do Direito!

O que faz um advogado

Desconto nota do Enem

A imagem que temos do advogado é a do profissional que defende os interesses de seus clientes ou de empresas. Mas o que faz um advogado nestes casos? Este profissional do Direito está habilitado a ser o representante legal em casos de processos judiciais, por exemplo.

Desde já é importante falar que o Direito tem muitas áreas de atuação diferentes. Assim, o advogado pode trabalhar com campos variados como Direito Penal, Ambiental, Digital, Tributário e Previdenciário, só para ficar em alguns exemplos. Há também a carreira pública. Vamos entender com mais detalhes quais são as atribuições do advogado.

Saiba o que o advogado faz em diferentes setores e cargos!

A função do advogado é a de atuar na representação do seu cliente em um processo judicial. É ele quem faz a documentação, conversa com o juiz e o advogado da outra parte, e orienta o cliente sobre o que está acontecendo. Veremos alguns tipos de advogados e suas funções.

O que faz um advogado?

Ao representar seu cliente em processos judiciais, o advogado atua como uma ponte entre pessoas físicas ou jurídicas e o julgamento ou audiência em si. É ele quem avalia os casos, verifica as provas, faz pesquisas e encaminha documentos à Justiça.

O que faz um advogado civil?

O Direito Civil é um dos campos mais abrangentes do Direito brasileiro. Aqui, o advogado civil (ou cível) atua com danos morais, pendências em condomínios, ressarcimento de prejuízos, entre outros. Há especializações dentro do Direito Civil, para quem quer aprofundar seus conhecimentos em determinada área.

O que faz um advogado familiar?

Um advogado familiar, que trabalha com o Direito de Família, uma das áreas do Direito Civil, atua nos casos de separação de casal com filhos menores de idade. Nesses casos, a presença do advogado é essencial. É ele quem levanta todos os documentos referentes às crianças e os encaminha à Justiça. Assim, uma de suas funções é ajudar na mediação de conflitos para a decisão do valor da pensão a que os filhos têm direito.

O que faz um advogado tributarista?

Toda a cobrança de tributos no Brasil é regulada pelo Código Tributário Nacional (CTN). Assim, os pagamentos do Imposto de Renda, do IPTU, do IPVA, entre outros, devem ser descritos de forma minuciosa para que não haja cobrança indevida destes tributos. Dessa forma, quando há alguma irregularidade no recolhimento dos tributos, o advogado tributarista é acionado. Sua função é defender pessoas físicas e empresas, além de as representar em processos judiciais.

O que faz um advogado empresarial?

O advogado empresarial representa a empresa em processos que envolvam contratos, problemas com produtos ou prestação de serviços, pagamento de indenizações, e por aí vai. Em ambos os casos, ele é o representante legal que pode comparecer no lugar do cliente, caso esse não possa ir às audiências.

Tour pela prova do Enem

O que faz um advogado criminalista?

O advogado criminalista lida com crimes, atos proibidos por lei e que são penalizados pelo Estado. Neste caso, falamos de delitos como roubos, assassinatos, tráfico de drogas, calúnia, assédio sexual, lesão corporal, entre outros. Assim, o advogado representa o acusado em processos penais, visto que essa atribuição é prevista pela Constituição de 1988. 

O que faz um advogado trabalhista?

O advogado trabalhista representa o trabalhador em processos movidos contra a empresa na qual o mesmo trabalha ou trabalhava. Aqui são analisados casos de irregularidades nos pagamentos de horas extras, 13° salário, férias, a falta do depósito do FGTS por parte da empresa, entre outros assuntos que tenham a ver com o Direito do Trabalho.

O que faz o advogado digital?

Outro ramo recente do Direito, o Direito Digital traz as leis que regulamentam o mundo online. Assim, falamos do vazamento de dados confidenciais, acesso indevido, exposição da privacidade, e divulgação de dados pessoais a empresas sem autorização. Invasões de banco de dados de instituições financeiras também são tratadas pelo advogado de Direito Digital.

Carreira pública

Quem cursa a faculdade de Direito não atua apenas com a advocacia. Uma das funções e atribuições mais comuns entre os graduados em Direito é seguir carreira pública! O setor público também precisa de advogados. Assim, para ingressar nesse setor, o advogado precisa ser aprovado em um concurso público para cargos específicos, como o de defensor, promotor, juiz de Direito e delegado das polícias Civil e Federal. Depois de aprovado no concurso, uma das exigências para ser efetivado no cargo é ter entre dois e três anos de experiência como advogado. 

  • Defensor Público: atua como advogado público, que defende as causas de pessoas de baixa renda que não têm condição de pagar as custas do processo;
  • Promotor: trabalha no Ministério Público e oferece denúncia à Justiça em casos penais e atua na acusação;
  • Juiz de Direito: julga ações de conflitos de pessoas físicas, empresas e do poder público;
  • Delegado: coordena as investigações de crimes comuns (Polícia Civil) e de nível federal (Polícia Federal).

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de fazer a faculdade de Direito!

Para se tornar advogado, conte com a formação em Direito da Unopar! Com um conteúdo de qualidade e atualizado com o mercado de trabalho, o graduado pela Unopar pode atuar em diversas áreas do Direito, fazer a prova da Ordem e começar já a carreira!

apoio aos estudantes é personalizado e acompanha cada fase da formação acadêmica. Nosso sistema de ensino o prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica e interativa. Ou seja, você aprende fazendo, com casos reais do Direito.

Além disso, durante o curso, o estudante tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, que traz vagas de estágio e emprego em todo o país. Da mesma forma, outro diferencial são as Aulas Destaque, ministradas por professores e profissionais conceituados na área. São aulas online, com informações preciosas sobre o Direito e o mercado de trabalho.

Agende sua prova presencial ou online e garanta seu sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.