O que faz um gestor financeiro? Conheças as atividades dele

O que faz um gestor financeiro

Desconto nota do Enem

Por trás de toda empresa bem-sucedida, sempre existe uma equipe de gestão financeira estável e eficiente. Afinal, sucesso é sinônimo de organização, responsabilidade e comprometimento.

Nesse contexto, o profissional responsável para isso ser possível é o gestor financeiro. Ele analisa, planeja e controla todas as atividades financeiras da organização para o seu bom desempenho.

Por isso, é correto dizer que o gestor financeiro apresenta uma função essencial. Continue a leitura para saber as principais atividades na gestão financeira e o que faz esse profissional!

O que é um gestor financeiro?

O Gestor Financeiro é responsável por executar um conjunto de atividades e processos que permitem controlar as atividades financeiras de uma empresa. Essas ações envolvem métodos de análise, controle, planejamento e tomada de decisão.

Veja só: qualquer negócio tem o objetivo de crescer e, de maneira sustentável, ter mais lucros.

Uma boa gestão financeira é o primeiro passo para isso ser possível: ela traz práticas e recursos para que os colaboradores analisem o mercado e criem metas.

Dessa forma, por meio dessas atividades planejadas estrategicamente, a empresa consegue ampliar os seus resultados e melhorar o uso de recursos.

Na prática, o que faz um profissional do ramo financeiro e da gestão comercial ser classificado como eficiente é ter uma postura inovadora e produtiva.

O processo de inovação dentro da gestão promovida por essa área busca relacionar as metas financeiras da empresa com os objetivos produtivos. Ou seja, reduzir custos com aumento da produção.

Como ser gestor financeiro?

Não pense que essa é uma tarefa simples. A complexidade das funções do gestor financeiro exige que o responsável tenha formação superior. Além disso, o controle do capital da empresa precisa de experiência, utilização de ferramentas tecnológicas e visão de negócio.

Normalmente, esses profissionais buscam formação superior em Administração, Ciências Contábeis e Gestão Financeira (Tecnólogo), pois cálculos e números são parte fundamental da sua rotina de trabalho.

É importante que o profissional da gestão financeira seja meticuloso nas suas demandas, pois um erro, por menor que seja, pode causar milhares ou até milhões em prejuízo para a empresa.

Assim como qualquer outro cargo de liderança, também é importante que o gestor desenvolva habilidades de soft skills — habilidades comportamentais —, que vão influenciar no bom relacionamento interpessoal e liderança da sua equipe. Por isso, é importante desenvolver:

  • comunicação eficaz para liderar uma equipe;
  • visão analítica para dados;
  • inovador;
  • seguro na tomada de decisão;
  • busca por aprendizagem constante principalmente sobre o uso da tecnologia.

O que faz um gestor financeiro em diferentes cargos e setores?

Como falamos, o gestor financeiro é o profissional que atua na gestão da área financeira de uma companhia. A principal função desse cargo é garantir uma atividade lucrativa para que a empresa cresça de maneira sustentável.

Para isso é necessário executar tarefas mais específicas, como as que listamos abaixo:

  • acompanhamento do faturamento;
  • auditorias e análises financeiras;
  • captação e aplicação de recursos;
  • controle de gastos;
  • controle orçamentário;
  • coordenação de gastos administrativos e operacionais;
  • estratégia de precificação;
  • gestão de tributos;
  • gestão e diminuição de custos;
  • planejamento financeiro;
  • política e gestão de reembolsos corporativos.

Confira, a seguir, detalhes de algumas atribuições dessa lista!

O que faz o profissional em planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o processo de administração do dinheiro da empresa. Ou seja, o gestor financeiro será responsável por destinar os ativos da empresa da melhor forma possível.

Para o profissional, esse é o documento essencial para atuar de maneira eficiente. Por meio dele, será possível analisar e verificar o quanto pode ser gasto, bem como no que e onde será necessário reduzir custos, além de visualizar os objetivos financeiros da organização.

Tour pela prova do Enem

A função do gestor é elaborar um planejamento financeiro eficaz e certificar-se de que ele está sendo bem executado pelos demais funcionários. Somente dessa forma as metas serão cumpridas, e até superadas.

O que faz em Gestão Financeira com foco em auditorias e análises financeiras?

O gestor precisa trabalhar em atividades estratégicas como planejamento, mas não deve deixar a operação de lado. Afinal, podem ocorrer erros nos processos ou até mesmo fraudes que provocam prejuízos no caixa.

Dessa forma, já é possível perceber o quão importante é para o negócio que o gestor realize auditorias financeiras dentro da empresa. Além disso, fazer a análise de relatórios e dados traz insights, aumentando a oportunidade de resolver problemas.

Seja por meio de planilhas de gestão financeira ou um ERP (sistema integrado de gestão empresarial) que proporciona o acesso rápido aos dados, o gestor deve observar com proximidade as métricas e os KPIs (indicadores-chave de desempenho) da empresa.

Esses dados contribuem para garantir com fidelidade a situação da saúde financeira e um controle mais eficiente.

Quais as funções do gestor financeiro em controle orçamentário?

Previsões e metas realizadas junto ao orçamento é outra atividade que faz parte das funções do gestor financeiro.

Por meio desse estudo, é dada autonomia aos setores e aos colaboradores na realização de suas demandas e como os recursos serão usados.

O controle orçamentário é uma atividade que envolve todo o setor financeiro, mas é de responsabilidade do gestor fazer as correções necessárias para melhorar a lucratividade do negócio. 

Realizar revisões regulares no orçamento otimiza a eficiência da governança corporativa.

Quais as atribuições do profissional na captação e aplicação de recursos financeiros?

É possível que essa seja uma das responsabilidades mais importantes e complexas realizadas pelo gestor financeiro: fazer a captação de recursos e aplicá-los de maneira eficiente, pois isso impactará diretamente no crescimento da empresa.

O gestor pode desenvolver um plano de crowdfunding, ou verificar a viabilidade de empréstimos em instituições financeiras visando obter o dinheiro necessário para fazer o negócio progredir.

Também é de sua responsabilidade saber quais serão os resultados com esse investimento na empresa e como será feito o pagamento do valor arrecadado.

Como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade?

Se viu uma grande oportunidade no curso de Gestão Financeira, saiba que o primeiro passo é encontrar uma formação que tenha o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação).

Fazer uma faculdade bem-conceituada com certeza será um diferencial para a sua carreira! Por isso, venha para a Unopar, pois somos uma instituição de ensino superior certificada e qualificada, com muitos anos de história no mercado.

O curso é oferecido na modalidade EAD, proporcionando diversos benefícios ao acadêmico:

  • preços mais baixos e acessíveis;
  • liberdade e flexibilidade de estudar quando e onde desejar;
  • formação específica para as exigências do mercado de trabalho;
  • acesso ao Canal Conecta — portal online que une estudantes a vagas de emprego de empresas de todo o Brasil;
  • qualidade de ensino;
  • desenvolvimento de habilidades que envolvem a tecnologia, autonomia, responsabilidade e visão analítica.

Se você procura por uma formação mais ampla, é possível estudar Administração, Ciências Contábeis ou Economia, que também oferecemos a você!

Pronto para o primeiro passo?

Agora que você sabe a importância da gestão financeira e o que faz o gestor financeiro, falta pouco para conquistar a independência financeira em uma profissão de sucesso!

Faça sua inscrição para o vestibular online da Unopar. Seu futuro te espera aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.