Conheça tudo sobre a Área de Processos Gerenciais!

Processos Gerenciais

Desconto nota do Enem

A formação de tecnólogo em Processos Gerenciais capacita os profissionais para atuar na organização, administração e gerenciamento de processos administrativos em empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.

Neste artigo, você vai entender melhor como é curso tecnólogo de Processos Gerenciais e de que maneira ele prepara você para o mercado de trabalho. Descubra o que é essa área, como ela funciona, como está o mercado de trabalho atualmente, as atribuições dos profissionais que atuam no setor, entre outros aspectos relevantes para quem quer estudar processos gerenciais. Ficou curioso? Continue a leitura para entender mais!

O que é a área de Processos Gerenciais?

A área de Processos Gerenciais é considerada relativamente nova no mercado brasileiro. Essa é um dos fatores que chamam atenção dos estudantes, somado a isso, a demanda de empregabilidade — que é muito alta — é outro aspecto que atrai o interesse de quem está buscando meios de ingressar no mercado de trabalho.

O curso forma profissionais que vão atuar na gestão de uma empresa, suas atribuições incluem a implementação de melhorias em processos, tomada de decisões e planejamentos em relação aos trâmites internos e externos.

De uma forma ampla, podemos dizer que o tecnólogo trabalha com foco no planejamento e gerenciamento de uma empresa. A formação permite a este profissional atuar em organizações de diferentes portes e segmentos do mercado.

O seu trabalho tem como principal propósito garantir o bom funcionamento da empresa por meio do gerenciamento adequado do negócio e da implementação de estratégias que ajudem no desenvolvimento do negócio. da empresa.

Como a área de Processos Gerenciais funciona?

O curso de Processos Gerenciais prepara o profissional para que ele possa atuar em diferentes áreas de gestão de um negócio.

Por isso, durante o curso, o aluno conhece as melhores práticas e abordagens em diferentes segmentos que integram a rotina da empresa:

  • finanças empresariais;
  • logística;
  • processos comerciais;
  • marketing;
  • planejamento estratégico, entre outros.

Por se tratar de um curso amplo, em termos de formação, ele prepara o profissional para atuar em diferentes frentes. Com isso, está apto para oferecer um suporte amplo para a empresa.

Além de ser uma área indicada para quem quer entrar no mercado de trabalho, ela também é recomendada por quem está pensando em abrir um negócio ou já começou a empreender e que conhecer boas práticas de gestão.

A formação funciona tanto para os profissionais sem experiência quanto para aqueles que já estão inseridos no mercado e querem adquirir conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas.

Como está o mercado de trabalho de Processos Gerenciais no Brasil?

O sucesso de uma empresa está diretamente atrelado a maneira como ela é gerenciada. Com a expansão do empreendedorismo e o surgimento de novas empresas em diferentes segmentos do mercado, o tecnólogo em Processos Gerenciais é um profissional que está ganhando cada vez mais destaque.

O Brasil é um país de pessoas empreendedoras e sabemos que abrir uma empresa é apenas o primeiro passo para construir uma trajetória de sucesso.

Construir uma empresa exige conhecimento e a adoção de processos e práticas que contribuam para que este negócio se mantenha ativo e funcional — principalmente se considerarmos um mercado cada vez mais competitivo.

É por essas razões que existe uma demanda grande por profissionais com conhecimento em processos gerenciais. Hoje, o mercado não tem pessoas suficientes para atender a essa demanda, ampliando a oferta de empregos e, consequentemente, oportunidades.

Por isso, pessoas que buscam profissões que estão com oportunidades de trabalho, encontram nos Processos Gerenciais uma atuação que pode atender a esse objetivo.

Ao concluir o curso de tecnólogo, o profissional poderá atuar como gestor da própria empresa ou como funcionário em corporações e empresas dos segmentos industrial, comercial, construção civil, serviços, entre outros.

Quais as principais atribuições do profissional de Processos Gerenciais?

Há uma série de atribuições vinculadas a rotina de trabalho desse profissional. Ele é responsável, por exemplo, pela análise estratégica da empresa, planejamento dos processos e gerenciamento de projetos. A seguir, explicamos melhor algumas destas atividades. Confira!

Análise estratégica de negócios

O tecnólogo tem o conhecimento necessário para realizar análises estratégicas de empresas, bem como dos seus procedimentos administrativos e gerenciais.

Mas, afinal, o que é essa análise? A análise estratégica é um procedimento que tem como foco identificar as características de uma empresa e o contexto de mercado no qual essa empresa está inserida. A partir dessas informações, é traçado um plano de ações com o propósito de alcançar metas visando o crescimento do negócio.

Esse processo é essencial dentro das empresas, independente do seu porte ou segmento de atuação, uma vez que traz conhecimento sobre o negócio e minimiza os riscos.

Gerenciamento de projetos

Outra atividade amplamente realizada em organizações empresariais, o gerenciamento de projetos consiste no planejamento, execução e monitoramento dos projetos de uma empresa.

No curso de processos gerenciais, o aluno aprende as melhores práticas para realizar um gerenciamento de processos de qualidade e focado em trazer os melhores resultados para a empresa.

Planejamento de processos

Para que uma empresa tenha consistência e atinja resultados satisfatórios, é fundamental organizar e estruturar os seus processos. Todos os setores do negócio devem ter processos e ações previamente definidos, bem como, a definição das pessoas responsáveis por setores e etapas.

O profissional formado têm condições de realizar um planejamento de processos dentro de uma empresa, visando a eficiência e produtividade.

Interpretação de dados para tomada de decisões

Os dados são uma fonte de informações relevante para o processo de tomada de decisões em uma empresa. A interpretação adequada destes dados, bem como a sua análise sob o ponto de vista das necessidades da empresa, é uma ação que pode ser realizada pelo gestor.

Monitoramento do mercado

Para que a empresa se mantenha competitiva, ela precisa realizar um monitoramento constante do mercado. Isso inclui: conhecer as demandas dos consumidores, as principais tendências do mercado e os movimentos realizados pela concorrência.

Tour pela prova do Enem

O profissional da área de processos gerenciais tem o conhecimento necessário para atuar neste processo de monitoramento.

Definição e controle do orçamento

Como mencionamos, o curso de tecnólogo em Processos Gerenciais traz uma visão ampla de diferentes áreas de uma empresa. Por isso, ao concluir o curso, o profissional está apto para trabalhar em áreas que vão desde a logística até finanças.

Portanto, poderá ser o responsável por definir o controlar o orçamento da empresa, bem como, realizar o acompanhamento de dados financeiros e contábeis, contribuindo para uma tomada de decisões que considere o uso eficiente dos recursos.

Liderança de equipes

A liderança de equipes é outra responsabilidade que pode ser direcionada a um profissional de área. Além da formação, é interessante que o responsável tenha aptidões desejáveis para um profissional que desempenha uma função de liderança:

  • capacidade de se comunicar;
  • saber dar e receber feedbacks;
  • oferecer o suporte necessário para os liderados; e,
  • transmitir segurança e motivação para a equipe.

Quais as áreas de atuação desse profissional?

Como você pode ver até aqui, o curso de Processos Gerenciais abre um leque gigante de possibilidades, tanto para quem está entrando no mercado de trabalho quanto para quem já está inserido e busca aprender coisas novas.

Ao concluir o curso o profissional está apto para trabalhar com a gestão da empresa de uma forma ampla, bem como, com a gestão de setores como a logística, financeira, de processos produtivos, entre outros. A seguir, listamos algumas dessas áreas para que você entenda melhor como é o dia a dia de um gestor de processos gerenciais. Acompanhe!

Gestão de Negócios

A gestão de negócios é um conceito amplo e que contempla todas as ações relacionadas às atividades de gerenciamento de uma empresa.

Se você imagina que tem habilidade para assumir cargos de liderança ou tem vontade de integrar grandes equipes, saiba que a gestão é um prato cheio para seu desenvolvimento profissional.

A gestão se aplica tanto para pessoas que trabalham em empresas quanto para aquelas que gerenciam o próprio negócio. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ajudam desde os profissionais autônomos até os gestores que ocupam altos cargos.

Gestão Logística

Atuando na gestão logística, o profissional será responsável por otimizar o uso dos espaços, reduzir o tempo de entrega de mercadorias, controlar o estoque e armazenagem de matéria prima e de produtos que serão entregues aos clientes, planejar a movimentação interna de mercadorias, distribuição entre filiais, centros de distribuição, entre outros.

Além de todo o controle com relação às mercadorias, o gestor também se comunica com clientes e fornecedores.

Gestão de Processos Produtivos

São chamados de processos produtivos aquelas atividades realizadas pela empresa e que seguem uma sequência de etapas na cadeia de produção. Estes processos devem ser coordenados com o propósito de gerar valor para as mercadorias e produtos de um negócio.

Realizar a gestão destes processos é uma das habilidades desenvolvidas durante o curso de Processos Gerenciais.

Consultoria

Por fim, caso você não queira trabalhar como empregado em uma empresa, tem a opção de oferecer serviços de consultoria.

Por meio deste tipo de atividade, uma empresa contrata os seus serviços em projetos específicos e com prazo de início e término pré-definidos.

Como ingressar nesse mercado?

Depois de entender o que faz um tecnólogo em processos gerenciais, é importante escolher a instituição de ensino que oferecerá o suporte na sua formação e nos primeiros passos da construção da sua carreira.

Na Unopar, o Tecnólogo de Processos Gerenciais tem duração reduzida, de apenas quatro semestres (2 anos). É um curso completo e focado nos conhecimentos necessários para formar um profissional apto para atender as demandas do mercado.

A grade curricular possui, no ciclo de formação básica, disciplinas que giram em torno do comportamento humano, da vida em sociedade e da comunicação. Já no ciclo de conhecimentos específicos, os alunos estudam temas ligados à análise e estudos financeiros e orçamentários, gestão, consultoria e staff, marketing e estratégia, planejamento e operação.

Disponível na modalidade EAD, a modalidade de ensino que oferece mais flexibilidade aos estudantes, o curso contempla disciplinas como gestão financeira, organização de processos e fundamentos de planejamento.

Os alunos que escolhem estudar na modalidade de ensino a distância, têm, ainda, a oportunidade de desenvolver habilidades como:

  • organização;
  • gestão do tempo;
  • autonomia.

Benefícios exclusivos dos alunos da Unopar

Os alunos da Unopar têm acesso a benefícios exclusivos e que vão ajudar na formação e no ingresso no mercado de trabalho:

Somado a isso, ainda é oferecido aos alunos diferentes tipos de bolsas e descontos visando oferecer educação de qualidade para pessoas com diferentes realidades financeiras.

Mesmo em períodos de desafios econômicos e cenários de incerteza, o mercado de trabalho para quem se forma em Processos Gerenciais é uma opção interessante.

Como o Brasil se destaca pela abertura constante de novos negócios, essas empresas estão sempre em busca de profissionais que possam auxiliar na organização dos processos, na busca pela melhor performance e no aumento da competitividade frente à concorrência.

Ao longo deste artigo você pode ver que o aluno que estuda Processos Gerenciais aprende sobre assuntos como gestão de pessoas, logística, contabilidade, gestão empresarial, marketing, entre outros temas comuns na rotina de uma empresa.

Essa multiplicidade de conteúdos ajuda a tornar o estudante um profissional versátil a ponto para atuar em qualquer empresa que necessite de profissionais com conhecimento voltado para processos e gestão.

Agora é com você!

Depois de entender mais sobre atribuições e atividades desse profissional, é hora de dar o passo seguinte para construir sua carreira.

Na Unopar, você terá todo o suporte de que precisa para concluir o curso em Processos Gerenciais em pouco tempo e com foco em conteúdos relevantes para a sua futura rotina profissional.

Agora que você já sabe o que faz um profissional de Processos Gerenciais, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no curso! Venha construir a sua carreira com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.