O que faz um programador, na prática?

programador

Desconto nota do Enem

Se você quer ocupar um cargo que ofereça ótimas remunerações, tranquilidade profissional e prestígio social, saiba que a área da Programação é uma excelente opção! Com a transformação digital se impulsionando cada vez mais, o desenvolvimento de aplicativos e softwares ganhou bastante destaque.

Mas, afinal, você sabe o que faz um programador em sua rotina de trabalho? Além de criar apps, os profissionais também são responsáveis por elaborar códigos, fazer o front-end de aplicações, programas em Ruby, etc. Logo, é um mercado de trabalho bastante aquecido para quem segue carreira no ramo.

Se você quer saber o que faz um programador e quais são as áreas de atuação, continue a leitura!

O que é um programador?

O programador é o profissional que escreve códigos de programas a partir de várias linguagens de programação existentes. Com isso, é possível gerar soluções para os problemas ou necessidades de diferentes marcas e empresas.

Logo, o programador é a pessoa que atua no ramo da Informática e da Tecnologia da Informação. Ele é responsável pelo desenvolvimento de sistemas complexos ou simples, podendo testar essas aplicações para verificar se estão funcionando de maneira correta.

Assim, o profissional consegue desenvolver aplicativos de redes sociais e de celular, sites, além de pode oferecer solução digital para o mercado industrial e comercial ao construir um sistema interno para vários tipos de uso.

O que faz um programador no seu dia a dia de trabalho?

Agora, conheça as principais funções exercidas pelo programador em sua rotina de trabalho. Veja!

Desenvolve sites

A criação de sites pode ser dedicada tanto para smartphones quando para computadores. Provavelmente, você já percebeu que o site executado no navegador do celular é diferente da interface disponível em um desktop, não é mesmo?

A tela do smartphone é menor e, por isso, não proporciona o mesmo campo de visão que a tela de um notebook. Além disso, o hardware também muda. Portanto, o desafio consiste em criar um sistema otimizado em rodar em ambientes Android e iOS de modo fluido e, ao mesmo tempo, coerente com o espaço de visualização.

programador

Isso não quer dizer que a elaboração de um site para computador seja mais fácil. Na verdade, só demonstra o grau de versatilidade relacionado ao trabalho de um programador.

Cria aplicações web com CSS e HTML

O HTML é o melhor amigo do programador que desenvolve a interface gráfica que interage com os usuários, sendo a porta de entrada para vários profissionais do ramo, mesmo não sendo uma linguagem de programação.

Ele consiste em uma linguagem de marcação que explica para o navegador o que ele precisa mostrar na tela e qual a ordem do que será exibido. O CSS, por sua vez, é um tipo de folha de estilo aplicada ao HTML, que diz ao navegador que a função inserida no código deve ser executada de modo mais agradável.

Nesse caso, o HTML consiste na parte bruta da construção, como vigas e paredes, e o CSS é o acabamento, como piso e pintura.

Tour pela prova do Enem

Programa jogos eletrônicos

Os jogos eletrônicos dependem da capacidade técnica e criativa dos programadores. No entanto, de acordo com as características do game, o enredo também conta bastante na qualidade dos resultados finais.

Em termos de linguagem, é necessário ter conhecimentos em C++, Python e JavaScript. Também é importante estudar e optar por uma boa plataforma de desenvolvimento. Algumas alternativas incluem:

  • Construct 2;
  • Unity;
  • Godot.

Desenvolve programas

O software depende ou não de instalação no dispositivo em que for utilizado. Isso porque a expansão em nuvem permite que muitos deles sejam realizados para rodarem em uma máquina disponibilizada por ela. Esse é o conhecido desenvolvimento web.

Contudo, ainda existem várias organizações que preferem a versão feita para desktop. Uma das ressalvas é a exigência do app quanto ao recurso de sistema operacional e de hardware. Nesses casos, o foco é no desenvolvimento de softwares que executam complexas funções com menor consumo de máquinas.

Faz o Front-End das aplicações

O Front-End é a parte de uma aplicação que pode interagir com os usuários, por meio de aplicativos, softwares e sites. Isso significa que os programadores ficam responsáveis por essa parte que envolve tudo o que os clientes conseguem visualizar no sistema e interagir para um propósito.

Para isso, os profissionais da área devem usar as linguagens JavaScript, CSS e HTML.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

Quem deseja ser um programador encontra um vasto campo de atuação pela frente. Isso porque diversos ambientes necessitam do trabalho desse profissional, como centros de saúde, hospitais, empresas, indústrias, entre outros. As principais áreas de atuação são:

  • Logística;
  • Varejo;
  • Recursos Humanos;
  • Segurança da Informação;
  • Desenvolvimento Web;
  • Desenvolvimento Front-End;
  • Administração de Banco de Dados.

programador

Como se tornar um programador?

O primeiro passo para se tornar um programador de sucesso é investir na formação superior. Na Unopar, você encontrará vários cursos de graduação voltados para essa área, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura de Dados, Ciência de Dados, Computação em Nuvem, Desenvolvimento Back-End, Desenvolvimento Mobile, Desenvolvimento Web, etc.

Todos eles contam com disciplinas essenciais para a formação de um bom programador, e você poderá aprender na prática com um corpo docente formado por mestres e doutores experientes no ramo da Programação.

Você também pode fazer cursos livres para complementar os conhecimentos. Algumas opções têm duração de poucos meses e é possível escolher o tema do seu interesse, como linguagem de programação, Java, etc.

O mais importante é estudar bastante e escolher uma faculdade renomada para se graduar. Os cursos de Programação da Unopar são as melhores alternativas para quem quer atuar nesse ramo. As formações somam a qualidade com benefícios para o seu currículo, fazendo toda a diferença para ter remunerações elevadas e boa empregabilidade.

Agora é com você!

Agora que já viu o que faz um programador, saiba que a profissão está em alta e conta com ótimo mercado de trabalho. Para se destacar na carreira, lembre-se de estudar em uma faculdade de excelência, como a Unopar!

Gostou do post e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.